Call us now:
Muitos trabalhadores aguardam a divulgação do calendário do saque extraordinário 2023. A modalidade de liberação do Fundo de Garantia foi colocada em prática nos últimos anos e garantiu, para boa parte da população, a possibilidade de resgatar parte do saldo do FGTS.
Neste sentido, é comum que surjam questionamentos sobre sua aplicação em 2023. Afinal, terá saque extraordinário neste ano? Se sim, já existem datas? Veja, no Guia do Ex-Negativado, o que se sabe sobre o assunto até o momento.
Já tem calendário do saque extraordinário de 2023?
Não. Até o momento, ainda não houve qualquer tipo de divulgação sobre eventuais datas de liberação do Fundo de Garantia nesta modalidade de emergência.
Portanto, é necessário aguardar por eventuais comunicados futuros da Caixa Econômica Federal sobre essa possibilidade. Afinal, a CEF é quem gerencia o FGTS.
Terá saque extraordinário do FGTS em 2023?
Até o momento não houve qualquer tipo de divulgação, da Caixa Econômica ou do governo federal, sobre a possibilidade de que haja a liberação extraordinária do Fundo de Garantia em 2023.
Uma vez que esta não é uma modalidade fixa de liberação – ou seja, não ocorre todos os anos, mas somente quando há decreto específico para isso – não é possível afirmar se ela será praticada em 2023 ou não.
Portanto, como não há calendário de saque extraordinário 2023 até o momento, ainda não é possível afirmar que a liberação ocorrerá. Desse modo, a modalidade não entrará em prática. Mas isso pode mudar com novas divulgações e decisões governamentais.
Quais são as possibilidades de saque do Fundo de Garantia válidas em 2023?
Embora o saque extraordinário não esteja previsto para ocorrer em 2023, existem várias outras modalidades que permitem o saque do FGTS neste ano. Confira algumas delas e saiba mais.
Saque aniversário
Uma das possibilidades de sacar o FGTS neste ano é por meio do saque-aniversário. Assim como acontecia com o calendário do saque extraordinário, ele permite que o trabalhador resgate uma parte do saldo da conta de Fundo de Garantia.
O valor fica disponível uma vez por ano e coincide ao mês de nascimento do trabalhador. Todavia, cuidado! Quem aderir à modalidade não pode fazer o saque-rescisão. A inscrição só permite cancelamento após 25 meses.
Saque-rescisão
Outra possibilidade de sacar o FGTS em 2023 é por meio do saque-rescisão. Ele ocorre tanto na dispensa sem justa causa quanto no acordo de rescisão. Todavia, somente fica disponível se não houver inscrição no saque-aniversário.
Saque por doença grave
Ainda que não exista um calendário de saque extraordinário em 2023, é possível resgatar o FGTS em razão de doença grave do trabalhador ou de seus dependentes financeiros.
Compra de imóvel residencial
Quem deseja conquistar o sonho da casa própria também pode requerer a liberação do FGTS. Neste caso, deve ter inscrição de pelo menos 3 anos no Fundo de Garantia e não ter imóvel em seu nome.
Para saber mais sobre o FGTS, suas formas de liberação e como sacá-lo, acompanhe o App do Guia. Ele é seu canal para conhecer benefícios e suas regras, assim como oportunidades financeiras. Por isso, não deixe de conferi-lo!