Apesar da falta de regulamentação abrangente da cannabis no Brasil, o setor está em expansão, aumentando a oferta de produtos e serviços e criando, por sua vez, novos empregos.
À medida que a conscientização sobre os benefícios terapêuticos e medicinais da cannabis cresce, a demanda por produtos derivados da planta também aumenta. Empresas surgem, portanto, para atender a essa demanda.
Resoluções da Anvisa dá permissão a empresas
Embora o projeto de lei (PL) 399, que propõe a regulamentação do uso medicinal e industrial da cannabis, esteja parado no Congresso, duas resoluções da Anvisa (RDC 327 e RDC 660) permitem que empresas nacionais e estrangeiras atuem no mercado. Seja importando ou comprando produtos à base de maconha diretamente em farmácias.
Atualmente, mais de 25 produtos estão autorizados para compra em farmácias, com mais 20 aguardando autorização.
A indústria da cannabis emprega pelo menos 1.027 profissionais no Brasil, com um crescimento substancial de 37% nas vagas de trabalho entre setembro de 2021 e setembro de 2022.
A profissão de representante comercial de produtos de cannabis legalmente vendidos no Brasil está impulsionando esse crescimento.
Isso se dá, especialmente devido ao aumento do número de empresas que comercializam cannabis no país.
Além disso, profissionais indiretamente ligados à cannabis, como advogados e contadores que atendem a esse mercado, não foram incluídos no levantamento.
Veja ainda:
- Ideias para sítios pequenos: saiba o que fazer para produzir (e até ganhar dinheiro)
- Qual o valor do benefício para autismo em 2023? Conheça os reajustes deste ano
Geração de empregos
A consultoria Kaya Mind estima que a regulamentação de todos os usos da cannabis poderia gerar cerca de 328 mil oportunidades de trabalho no Brasil.
Essa tendência de crescimento também é observada em outros países, como nos Estados Unidos, onde essa indústria apresentou um crescimento de quase 250% no número de empregos, alcançando 428.059 em 2022.
Existem duas categorias principais de oportunidades de trabalho na indústria da cannabis: aquelas relacionadas ao comércio de produtos e aquelas que envolvem outros aspectos da cadeia produtiva, como comunicação, educação, eventos, turismo, recursos humanos e contabilidade.
Profissionais de diversos setores estão descobrindo oportunidades de trabalho na indústria da cannabis, mas é importante ter experiência e conhecimento sobre a planta, bem como habilidades específicas para cada função.
Com informações do Estadão