Call us now:
Muitas dúvidas pairam no ar quando falamos sobre cartão de crédito para menor de 18 anos. Afinal, é possível ter um? E se for, como é o processo para conseguir? São perguntas que responderemos neste post. Confira em detalhes!
Público jovem é atraído por oportunidades de contas online
Cada vez mais o público jovem tem se interessado por ter uma conta bancária com cartão, sobretudo devido ao surgimento de dezenas de contas digitais que facilitam e democratizam o acesso a serviços financeiros no mercado.
Muitas dessas fintechs já oferecem, inclusive, a opção de conta bancária para quem é menor de idade – no caso do PicPay, quem tem 16 anos já pode abrir conta sem precisar dos pais.
Por outro lado, sempre também existiu a opção de conta universitária nos bancos tradicionais, para os casos de estudantes menores de idade que já chegaram à universidade.
Mas, como não poderia deixar de ser, a principal razão está no uso de ferramentas digitais para poder movimentar o seu dinheiro, incluindo também a possibilidade do uso do Pix e de um cartão de crédito de sua responsabilidade.
Cartão de crédito para menor de 18 anos é possível?
Pela lei brasileira, um jovem abaixo de 18 anos não pode solicitar cartão de crédito por conta própria ou receber ofertas de bancos.
Porém, existem exceções que permitem, sim, que um consumidor menor de idade tenha acesso à limite de crédito em um cartão pessoal.
Como conseguir um cartão de crédito para menor de 18 anos?
Confira as maneiras possíveis:
Cartão adicional
São vários os bancos que já permitem que os pais ou responsável legal ofereçam um cartão de crédito adicional para o filho ou um jovem menor de idade que é de sua responsabilidade legal.
Nesse caso, o cartão de crédito para o menor compartilha fatura e limite do cartão principal.
Conta universitária
Como dito anteriormente, bancos costumam oferecer conta universitária para jovens que estão matriculados em universidades.
Nesse caso, mesmo quem tem menos de 18 anos pode ter acesso a uma dessas contas, que, em geral, costumam oferecer cartão de crédito com limite mínimo.
Jovem emancipado
Caso o jovem já seja emancipado perante à Justiça brasileira, não há motivos para um banco não conceder ofertas de cartão de crédito.
Dessa forma, mesmo com idade inferior a 18 anos será possível solicitar e receber aprovação de um cartão. No entanto, passará por uma avaliação financeira assim como qualquer outro cliente.
4 opções de cartão para menor de idade
Através das seguintes instituições financeiras listadas abaixo, é possível, sim, conseguir um cartão de crédito levando em consideração os métodos listados acima:
Conta BB Jovem
É voltada para o público que ainda não é universitário, podendo permitir pedido de cartão de crédito a partir de 16 anos.
Cartão Santander Universitário
O Santander é um dos bancos que oferecem conta universitária, com liberação de limite de crédito para quem é menor de idade.
Itaú Click
É uma opção sem anuidade do cartão de crédito do Itaú, que pode ser concedido a um jovem como adicional.
Cartão adicional C6 Bank
Segue a mesma linha do Itaú Click, com liberação de cartão adicional para um jovem com menos de 18 anos.