Carteira de Trabalho Digital: passo a passo para obtê-la de maneira simples e a qualquer hora

14/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

A Carteira de Trabalho Digital facilita o seu dia a dia e é bem simples de obter! Veja o passo a passo e faça sem sair de casa.

Publicidade

A Carteira de Trabalho Digital representa a evolução da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), substituindo o documento físico.

Se você ainda não tem acesso a ela, não se preocupe. Hoje, 22 de setembro, o Guia do Ex-Negativado ensina para você o passo a passo para obtê-la sem complicações e sem sair de casa. Confira!

O que é Carteira de Trabalho Digital?

Ela é um documento que registra todos os seus vínculos formais de emprego, com datas de início e final, valor dos salários, alterações salariais, gozo de férias, etc.

Nesse caso, então, ela é um documento digital que pode ter acesso pelo celular ou pelo computador. Ela substitui completamente o documento físico desde 24 de setembro de 2019.

Para que serve a CTPS Digital?

Desde que passou a substituir a CTPS física, a Carteira de Trabalho Digital ganhou muita importância. Ela serve para:

  • Anotações de vínculos de empregos e alterações sobre eles (admissão, demissão, etc.);
  • Registros de salários e férias.

Além disso, ela também é um documento de identificação do trabalhador.

Como obter a Carteira de Trabalho Digital: Passo a passo

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital: Passo a passo para obtê-la de maneira simples – Foto: Canva

 

Caso você ainda não tenha a sua CTPS Digital, não se preocupe. Independentemente de você possuir o documento físico, é possível criar ou acessar o digital rapidamente, sem sair de casa.

Acesse o portal Gov.br

Primeiramente, acesse o portal do governo federal para a CTPS Digital. Ali, clique em “Iniciar”.

Faça um cadastro

Na próxima página, clique em “Entrar com Gov.br”. Como provavelmente é o seu primeiro acesso, você terá de fazer um cadastro; porém, caso já o tenha, basta informar CPF e senha.

Para fazer o cadastro no portal do governo federal, digite seu CPF e clique em “Crie sua conta”. Assim, siga as instruções em tela e preencha o formulário com as informações pessoais solicitadas.

Acesse o portal e acesse a CTPS

Depois do cadastro (ou de simplesmente fazer login) você terá acesso à Área do Trabalhador. Procure a opção “Carteira de Trabalho Digital” e clique sobre ela. Pronto!

Caso você já tenha vínculos de emprego, as informações sobre eles estarão ali. Por outro lado, caso não tenha, saiba que assim que houver sua admissão em uma vaga de emprego ela constará ali.

Carteira de Trabalho Digital pelo app

Além disso, saiba que é possível acessar a CTPS Digitar pelo aplicativo. Ele fica disponível para celulares Android e iOS e é bem intuitivo.

Aliás, você pode utilizar o aplicativo para fazer o cadastro no Gov.br e na CTPS, caso queira. Caso não, pode usar o app somente para consultar e informações sempre à palma da mão.

PIS não habilitado na Carteira de Trabalho Digital? Veja como fazer a consulta

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça