Call us now:
Certificado de Depósito Bancário – Uma das formas mais populares de realizar investimentos nos dias de hoje é por meio do já tradicional CDB, que é a sigla para Certificado de Depósito Bancário.
Mas será que vale a pena? E como investir? Entenda o que é e sua forma de lucro aqui no Guia do Ex-Negativado.
O que é Certificado de Depósito Bancário (CDB)?
Trata-se de um tipo de investimento em renda fixa oferecido pelos bancos. Ao investir em um CDB, o investidor literalmente empresta dinheiro ao banco e, em troca, recebe uma remuneração em forma de juros.
Por ser um investimento de renda fixa, o investidor já saberá quanto esperar de lucro após a data de vencimento do título.
Por exemplo, caso um título garanta 100% do CDI como rendimento, significa dizer que hoje renderia 13,65% de forma bruta, após um ano, mas com a necessidade de descontar 17% do lucro como Imposto de Renda.
Como investir em Certificado de Depósito Bancário (CDB)?
Por se tratar de uma opção popular e simples, a maioria dos bancos oferece o seu próprio CDB atualmente, bem como as corretoras de investimentos.
Para investir:
- É necessário apenas ter saldo em sua conta e procurar pela opção de CDB do seu banco, na página de investimentos;
- A partir daí, confira os juros que são oferecidos em troca e as condições do contrato, como liquidez diária ou data de vencimento do título;
- Confirme o valor investido e aguarde o rendimento com o passar do tempo;
- Caso o CDB tenha resgate diário, poderá retirar o investimento a qualquer momento. Caso contrário, somente na data de vencimento.
Existem opções de CDBs que permitem investir valores bem baixos, como por exemplo o Certificado de Depósito Bancário oferecido pelo PagBank, que aceita investimentos a partir de apenas R$ 1,00.
Vale a pena investir em CDB?
O CDB pode ser uma opção interessante para quem busca uma aplicação de baixo risco e com rentabilidade superior à da poupança. Além disso, o CDB possui como vantagem a segurança, da mesma forma com a poupança, mas com uma liquidez superior.
Isso porque, todos os CDBs oferecidos por bancos são atrelados ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até o limite de R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira. Assim, essa quantia ficará segura.
Já sobre a liquidez, por geralmente serem atrelados à taxa de 100% do CDI, hoje em 13,65%, são opções que podem ter rendimento bruto de até 5% a mais do que a poupança por ano.
App para controle de gastos e notícias sobre finanças
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!