China liberou importações da carne brasileira de antes do registro do mal da “vaca louca”

04/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

China libera importações da carne brasileira, agora o país poderá enviar as carnes bovinas, mesmo depois do registro da EEB.

Publicidade

Em fevereiro, houve um registro atípico de encefalopatia espongiforme bovina, EEB, em carnes bovinas brasileiras. Isso gerou prejuízo sobre as exportações, sobretudo para China, que estabeleceu um embargo contra a carne brasileira. Entretanto, agora o embargo já acabou e a China liberou importações da carne bovina brasileira, de antes da confirmação dos casos.

Fim da suspensão

Durante um mês, a Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC) manteve a suspensão do recebimento de carnes bovinas brasileiras.

Isso causou grande impacto sobre o Brasil, especialmente porque a China é um dos grandes parceiros comerciais e importa grande volume da carne brasileira.

Segundo dados do Ministério da Agricultura do Brasil, isso impediu que cera de 180 mil toneladas de carne bovina brasileira não embarcasse para a exportação.

Isso perdurou até o dia 23 de março, quando a GACC anunciou a suspensão desse embargo, de modo que o Brasil pôde voltar a enviar a carne para o país asiático.

Ademais, o Ministério da Agricultura também anunciou que a China liberou a importação do estoque de carne bovina de antes dos casos de EEB.

Com isso, o estoque que estava retido no Brasil e que datam do período anterior ao dia 21 de fevereiro de 2023 poderão embarcar para a China. Ainda permanecem a suspensão para o estoque dos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.

Ministro considera ‘uma vitória do governo’

Em depoimento para o Valor Econômico, o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, disse que a decisão é uma “vitória do governo”.

Isso porque houve muita negociação para que a China pudesse permitir o embarque dessas carnes e impedir que o prejuízo financeiro para o Brasil fosse ainda maior.

Apenas esta semana a GACC anunciou o aval que foi comunicado no Brasil pelo Ministério da Agricultura. Vale lembrar que o consumo de carne contaminada com Encefalopatia Espongiforme Bovina, popularmente conhecida como “vaca louca” pode gerar casos da doença de Creutzfeldt-Jakob em humanos.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa