Call us now:
Será que tem como antecipar o PIS 2021? Essa dúvida passou a ser levantada por trabalhadores após a primeira rodada de pagamentos do abono salarial, no dia 15 de fevereiro, para nascidos entre janeiro e fevereiro. Agora, a espera é pelas próximas datas, que vão até julho. Entenda aqui no Guia do Ex-Negativado.
Atualmente, o governo federal deu início aos pagamentos do abono salarial PIS/PASEP referentes ao ano-base 2021. Isto é, quem cumpriu os requisitos do benefício há dois anos.
No caso do PIS, abono salarial da classe dos trabalhadores de carteira assinada via CLT, é a Caixa Econômica Federal quem repassa os valores. No caso do PASEP, o Banco do Brasil é o responsável.
Calendário do PIS 2021 pago em 2023
O cronograma de pagamentos do PIS divulgado pela Caixa indica um total de cinco meses para repassar valores a todos os trabalhadores aptos a receber.
Após os nascidos em janeiro e fevereiro terem recebido na última semana, as próximas datas são as seguintes:
- Nascidos em março: 15 de março;
- Nascidos em abril: 15 de março;
- Nascidos em maio: 17 de abril;
- Nascidos em junho: 17 de abril;
- Nascidos em julho: 15 de maio;
- Nascidos em agosto: 15 de maio;
- Nascidos em setembro: 15 de junho;
- Nascidos em outubro: 15 de junho;
- Nascidos em novembro: 17 de julho;
- Nascidos em dezembro: 17 de julho.
Tem como antecipar o PIS 2021?
Em geral, o governo federal costuma antecipar o pagamento do PIS em casos de tragédias. Isto é, quem trabalhou em cidades afetadas por enchentes que passam por situações de emergência no momento. Além de outras situações extraordinárias.
Em 2021, o abono salarial foi antecipado por conta da pandemia de Covid-19. Em 2022, seria antecipada para os trabalhadores que viviam em cidades afetadas pelas chuvas em Minas Gerais e na Bahia.
Já para 2023, ainda não há nenhum tipo de confirmação, mas a tendência é de que seja antecipado para os trabalhadores das cidades paulistas afetadas pela chuva.
Quem tem conta na Caixa recebe PIS antecipado?
Não necessariamente. O cronograma é o mesmo para quem recebe via conta corrente da Caixa ou pelo Caixa Tem. O que pode diferenciar é caso seja antecipado de forma extraordinária para determinados grupos, como os afetados pelas enchentes.
Como destacado anteriormente, ainda não há essa confirmação. Portanto, a recomendação é de ficar atento ao Guia do Ex-Negativado para seguir atualizado com as notícias mais quentes.
App para controle de gastos e notícias sobre finanças
O App do Guia é a solução perfeita para quem busca manter o controle financeiro, conhecer as melhores oportunidades de investimento e estar atualizado com as notícias e tendências do mercado.
Com ele, você pode gerenciar seus gastos de forma eficiente, tomar decisões financeiras e estar preparado para o futuro.
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso App do Guia!