Como cadastrar no CadÚnico? Tudo o que você precisa saber

24/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como se cadastrar no CadÚnico para receber benefícios como o Bolsa Família. Confira os documentos necessários e o que fazer.

Publicidade

Como cadastrar no CadÚnico – O Cadastro Único é um banco de dados que ajuda a direcionar benefícios sociais federais e, também, de alguns estados. Com ele, é possível identificar as famílias que se enquadram em regras de auxílios e, assim, encaminhá-los a elas.

Aliás, é por meio dele que ocorre a seleção para o pagamento do Bolsa Família. Por isso, quem se encaixa nas regras do programa de redistribuição de renda e pretende recebê-lo, precisa se inscrever no CadÚnico.

Para facilitar a sua vida o Guia do Ex-Negativado trouxe todas as informações relevantes sobre este cadastro. Saiba onde e como fazer, os documentos necessários e como mantê-lo atualizado.

Como cadastrar a família no CadÚnico?

O responsável pelos cadastros e gerenciamentos do Cadastro Único é o CRAS, o Centro de Referência e Atendimento Social. Ele está presente em todos os municípios brasileiros.

Por isso, quem deseja fazer o cadastro deve ir até o local de atendimento. Ainda não é possível cadastro no CadÚnico pela internet, apesar do programa ter um aplicativo para acompanhamento de dados e benefícios.

O cadastro é feito por um representante da família. Preferencialmente, deve ser mulher, embora não haja impedimento de que um homem represente o grupo familiar.

Quais são os documentos para se cadastrar no CadÚnico?

Quem for o representante da família e responsável pelo Cadastro Único deve apresentar seu CPF ou Título de Eleitor. Ainda, precisa apresentar um destes documentos referentes a cada um dos demais membros familiares:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • CPF ou;
  • Título de Eleitor.

Atualização do Cadastro Único

O CadÚnico reúne informações sobre a composição da família e quem são seus membros, assim como sobre a renda familiar e o endereço de residência. Por isso, qualquer alteração sobre esses dados deve ser informada ao CRAS.

Além disso, saiba que quem recebe benefícios que são pagos com base no cadastro no CadÚnico deve atualizá-lo periodicamente, em um período de até 24 meses. Isso é necessário mesmo que as informações anteriores não tenham sofrido qualquer mudança.

Para saber mais sobre os benefícios que é possível receber ao se cadastrar no CadÚnico e outras informações relevantes que podem ajudar na sua vida pessoal e financeira, acompanhe o App do Guia. Nele você encontra notícias, dicas e muito mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça