Call us now:
Como calcular os juros do empréstimo – Antes de aceitar uma proposta de crédito, é fundamental saber como calcular os juros do empréstimo para entender quanto pagará no total das parcelas. O Guia do Ex-Negativado mostra como fazer isso com o App do Guia!
Qualquer operação de crédito em bancos ou financeiras tem cobrança de juros. É a forma com que as instituições encontram para lucrar com a liberação do dinheiro contratado pelo cliente.
Portanto, cuidado com as letras miúdas que ficam no fim da página de contratação do empréstimo em sites de financeiras.
Pelo lado do consumidor, os juros podem se tornar excessivos caso não tenha cuidado antes de definir qual linha de crédito tomará o empréstimo requisitado, podendo cair em grandes ciladas e pagar mais do que devia.
Saber a taxa de juros significa entender o valor final do seu empréstimo para poder realizar uma estratégia de pagamentos.
Como calcular os juros do empréstimo?
Antes de mais nada, é necessário entender que quando se fala em juros de um empréstimo, se trata de apenas uma parte das taxas que serão cobradas.
Isto é, o que deve ser levado em conta não é apenas a taxa de juros mensal ou anual, mas, sim, o CET (Custo Efetivo Total).
Estão inclusos no CET:
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é um encargo obrigatório para operações de empréstimo, financiamento, títulos imobiliários e operações de câmbio;
- Tarifa de cadastro, que não é uma taxa obrigatória, mas que pode ser cobrada por algumas instituições financeiras;
- Seguros, pois há alguns agentes financeiros que cobram seguro para o caso de alguma eventualidade que o consumidor não possa pagar;
- Taxas administrativas, que podem variar de acordo com a política da instituição financeira.
Portanto, é necessário levar em consideração o CET antes de fechar um empréstimo, pois nem sempre a taxa de juros menor garantirá um Custo Efetivo Total menor, já que depende das outras taxas que o compõem.
Sendo assim, os bancos são obrigados a oferecerem opções de parcelamento com o CET mínimo e o CET máximo para que o cliente possa realizar seu próprio cálculo sobre o custo total do empréstimo.
App com calculadora detalhada para calcular juros do empréstimo
A melhor opção para calcular os juros de um contrato de empréstimo ou de outros modelos a prestação, é o App do Guia, que pode ser baixado para o seu smartphone e utilizado a qualquer momento, na palma da sua mão, ou acessado pelo site.
Com o App do Guia, a simulação pode ser feita de forma simples, mas com alto nível de detalhes, para você não sair no prejuízo.
Basta inserir: valor financiado, valor da parcela, juros ao mês, número de parcelas e demais taxas que foram explicadas acima.
Exemplo de cálculo de juros
A empresa SuperSim é uma das centenas de instituições financeiras que oferecem crédito por meios digitais, como uma fintech.
Em seu site oficial, no fim da página é mostrado um exemplo de tudo que compõe o Custo Efetivo Total (CET) de uma das suas operações de crédito pessoal.
“Nosso prazo de pagamento varia de 4 a 12 meses, a taxa de juros praticada no produto de crédito pessoal é de 12,5% a.m. (310.99% a.a.) até 19.9% a.m. (782.73% a.a.) e o custo efetivo total (CET) pode variar de 18.12% a.m. (637.04% a.a.) até 20.98% a.m. (881.73% a.a.)”, explica a SuperSim.
Nesse exemplo, a SuperSim mostra como seriam os valores e os custos:
“Um empréstimo de R$ 750,00 em 6 meses com taxa de juros de 12.5% a.m. (310.99%a.a.) terá parcelas de R$ 234.69 e CET de 15.85% a.m. (484.73% a.a.)”.
Ressaltando, o Custo Efetivo Total é o que mais importa, pois inclui a taxa de juros e as demais taxas.
Quer receber mais notícias em primeira mão?
Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!
Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!