Como cancelar um empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Saiba agora

É possível cancelar um empréstimo consignado do Auxílio Brasil que foi confirmado pelo próprio beneficiário. Porém, existe um prazo e procedimentos específicos para realizar esse cancelamento. Saiba em detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Trata-se da modalidade de crédito que vincula o pagamento das parcelas ao benefício de transferência de renda.

O valor máximo da parcela é de R$ 160 e o empréstimo pode ser contratado por até 24 meses, com taxa de juros máxima de 3,5% ao mês. O beneficiário ficaria com R$ 2.599,00 no total.

Já o valor da parcela é descontado diretamente do próprio Auxílio Brasil mensalmente.

Caso tenha confirmado uma operação de crédito através dessa modalidade, e se arrependido depois, há como realizar um cancelamento. É o que explicaremos abaixo.

Mas, como cancelar um empréstimo consignado do Auxílio?

O primeiro ponto a destacar é que existe um período de até sete dias úteis, contatos a partir da liberação do dinheiro na conta, para realizar o pedido de cancelamento do empréstimo.

Já a segunda exigência é que todo o valor do empréstimo ainda deve constar na conta, sem nenhuma retirada, para ser possível cancelar.

O cancelamento deverá ser feito através do mesmo canal onde realizou o pedido de empréstimo.

Por exemplo, se realizou a contratação do consignado por meio de um banco digital, a solicitação do cancelamento deverá ser feita junto à central de atendimento do mesmo aplicativo.

Já no caso de consignado feito pelo Caixa Tem, só será possível cancelar mediante apresentação de documento oficial com foto em uma agência física da própria Caixa Econômica Federal.

Como cancelar um empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Saiba agora
Como cancelar um empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Saiba agora (Foto: Canva Pro)

Sofri um desconto indevido do consignado do Auxílio, o que fazer?

Também existem relatos de beneficiários que tiveram um valor descontado como empréstimo consignado mesmo sem sequer terem feito a operação de crédito. É o chamado desconto indevido.

Nesse caso, o cidadão deve entrar em contato inicialmente com o Ministério da Cidadania, através do número 121, para identificar qual foi a instituição financeira responsável por essa operação indevida.

A partir daí, com a informação em mãos, o contato deverá ser feito diretamente com o banco, para solicitar que o valor descontado seja devolvido e para evitar que ocorra novamente.

Quais bancos fazem o empréstimo do Auxílio Brasil hoje?

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Agibank
  • Banco Crefisa
  • Banco Daycoval
  • Banco Pan
  • Banco Safra
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto
  • Facta Financeira
  • Pintos S/A Créditos
  • QI Sociedade de Crédito Direto
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  • Zema Financeira

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais!

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no WhatsApp!

Deixe um comentário