Saiba como colocar conta de energia no baixa renda pelo celular e passe a pagar menos

04/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como colocar energia no baixa renda pelo celular? – O Governo Federal possui um programa voltado para auxiliar brasileiros.

Publicidade

Como colocar energia no baixa renda pelo celular – O Governo Federal possui um programa voltado para auxiliar brasileiros em situação de baixa renda a pagarem a conta de energia elétrica. Confira detalhes aqui no Guia do Ex-Negativado. 

O que é a Tarifa Social para baixa renda? 

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que foi estabelecida pela Lei nº 12.212/2010 e é regulamentada pelo Decreto nº 7.583/2011. 

Desde então, brasileiros de todas as partes do país podem ter acesso ao benefício, desde que estejam cadastrados no CadÚnico e façam parte dos critérios estabelecidos pelas regras. 

A Tarifa Social oferece descontos progressivos na conta de energia, dependendo da faixa de consumo da residência.

Quanto menor o consumo, maior o desconto, que varia de 10% a 65% sobre o valor total da conta. 

Popularmente, a ação de cadastrar uma conta de luz na Tarifa Social é conhecida como “colocar a conta no baixa renda”. E é sobre isso que explicaremos agora, aqui no Guia do Ex-Negativado. 

Quem tem direito a colocar conta de energia no baixa renda (Tarifa Social)? 

Têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica as famílias inscritas no Cadastro Único, que cumpram os critérios: 

  • Renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda mensal total de até três salários mínimos; 
  • Além disso, famílias que possuam membros que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito ao benefício. 

Como colocar a conta de energia no baixa renda? 

Através do site oficial do Governo Federal, o gov.br, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) explica que: 

“A Tarifa Social será concedida automaticamente, a partir de janeiro de 2022, para as famílias que têm direito. Portanto, não é mais necessário solicitar à distribuidora”. 

Porém, nos casos em que a família não tem seu cadastro feito de forma automática, é necessário realizar a solicitação diretamente com a distribuidora de energia elétrica do seu estado. 

Através do celular, é possível preencher um formulário e enviar a solicitação acessando o site da concessionária de energia da sua região, que faria de estado para estado. 

Por exemplo, a Enel em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará; a Coelba, na Bahia; a EMG, em Minas Gerais; a Celpe, em Pernambuco, e todas as outras empresas de energia do país (consulte a lista completa no gov.br) 

A solicitação pode ser enviada utilizando o celular ou qualquer aparelho com acesso à Internet, já que deve ser feita pelo site. 

Após o preenchimento e envio do formulário de solicitação, a ANEEL definirá se a família atende ou não os requisitos. 

Leia também:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça