Como consultar IMEI de celular roubado? – O celular se tornou uma parte essencial de nossas vidas, uma extensão quase indispensável de nossa existência cotidiana. No entanto, essa dependência também trouxe consigo um aumento significativo no número de roubos de aparelhos móveis.
No Brasil, esse tipo de crime é lamentavelmente comum, afetando inúmeras pessoas em todo o país diariamente.
Diante dessa realidade alarmante, é vital entender como agir. E uma das medidas mais importantes é o bloqueio imediato do aparelho, impedindo seu uso por terceiros e protegendo dados pessoais.
Neste contexto, compreender o processo de bloqueio e as medidas disponíveis para proteger-se torna-se essencial para cada usuário de smartphone.
O que é IMEI?
Trata-se da sigla para “International Mobile Equipment Identity” (em português, Identidade Internacional de Equipamento Móvel).
Ou seja, o IMEI é um número de identificação exclusivo atribuído a cada dispositivo móvel, como celulares e tablets, sendo composto por 15 dígitos e utilizado para identificar de forma única um dispositivo móvel em redes de comunicação celular.
Dessa forma, é possível até realizar o bloqueio do aparelho roubado ou furtado principalmente para proteger seus dados sigilosos.
Como consultar IMEI de celular roubado?
O IMEI pode ser consultado por um adesivo atrás da bateria ou digitando #06# no celular. Mas, no caso de celular roubado, a única forma de saber o código de 15 dígitos é através da caixa original do aparelho.
Todos os celulares vêm com o IMEI gravado em sua caixa e é dessa forma a única possibilidade de encontrar o código em caso de um celular roubado.
Vale destacar ainda que celulares com mais de um slot para chip (SIM Card) possuem dois códigos de IMEI, sendo necessário ter os dois em mãos para realizar o bloqueio total do aparelho.
Como bloquear celular roubado com o IMEI? Programa do Governo promete auxiliar vítimas
O Governo Federal lançou o programa Celular Seguro, que serve justamente para bloquear aparelhos roubados, em uma parceria com a Anatel.
Para isso, é necessário baixar o aplicativo Celular Seguro BR em um celular ou acessar o site celularseguro.mj.gov.br.
O acesso deve ser feito com uma conta gov.br, podendo registrar a ocorrência e realizar o bloqueio do celular com o IMEI correspondente ao aparelho roubado.
O aplicativo oficial lançado pelo Governo Federal tem uma nota 3,8 estrelas na Play Store e é avaliado com 3,5 estrelas na App Store. As maiores reclamações são quanto à usabilidade do app.
Apesar de ser uma plataforma tida como defasada por alguns usuários, cumpre o que promete ao bloquear os aparelhos diretamente pela Anatel.
Continue lendo: Celular seguro: aprenda como funciona e como se cadastrar
Vai comprar um celular usado? Consulte o IMEI
O site consultaserialaparelho.com.br é indicado pelo Governo Federal como uma plataforma segura para verificar a situação legal do aparelho, principalmente quando comprado de segunda mão.
Através do endereço acima, é possível consultar o IMEI para saber se há alguma pendência no aparelho ou registro de ilegalidade, como por exemplo ter sido fruto de um roubo anterior.
Veja também: Como saber se meu celular foi clonado? Os sinais que te ajudarão identificar esse possível problema