,

Como desbloquear FGTS bloqueado pelo saque aniversário? Entenda o que é necessário

29/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como desbloquear o FGTS bloqueado pelo saque aniversário. Confira as regras para isso e o passo a passo do desbloqueio.

Publicidade

Tem como desbloquear FGTS bloqueado pelo saque aniversário? Quem aderiu à modalidade e depois sofreu uma dispensa sem justa causa pode ter se surpreendido ao tentar fazer o saque-rescisão. Afinal, ele fica suspenso durante a ativação do saque de aniversário.

Com isso, o trabalhador não pode resgatá-lo, de modo que perde parte de uma de suas verbas rescisórias. O bloqueio, então, permanecerá enquanto o saque-aniversário estiver ativo. Saiba como resolver essa situação, no Guia do Ex-Negativado.

Tem como desbloquear o FGTS bloqueado pelo saque aniversário?

Sim, tem como. Porém, isso dependerá de quanto tempo faz que o trabalhador se inscreveu no saque-aniversário. De acordo com a lei, o cancelamento da adesão à modalidade tem prazo mínimo de 25 meses.

Por isso, quem já tem 25 meses de adesão do saque aniversário pode desbloquear o FGTS bloqueado por ele. Em caso contrário, não será possível fazer o bloqueio, de modo que a parcela não ficará disponível para saque do trabalhador.

Nesta hipótese, então, o trabalhador tem o direito de sacar apenas a multa rescisória paga sobre o FGTS. Na dispensa sem justa causa ela é de 40% e no acordo de rescisão é de 20%.

Como desbloquear o FGTS bloqueado pelo saque aniversário?

O desbloqueio pode ser feito pelo aplicativo FGTS. Porém, lembre-se de que ele somente gerará efeitos imediatos caso já tenham se passado 25 meses da inscrição no saque-aniversário. Veja o que fazer:

  • Para começar, acesse o app FGTS e faça login com CPF e senha;
  • Clique na opção do saque-aniversário, na tela inicial, leia o contrato, assinale “Li e concordo com as condições do serviço” e clique em “Continuar”;
  • Para terminar o procedimento para cancelar o saque aniversário e desbloquear o FGTS, clique em “Alterar sistemática saque FGTS” e “Sim”.

Caso a inscrição no saque-aniversário tenha ocorrido há menos de 25 meses, você não poderá sacar o FGTS rescisório. Porém, não perde o direito ao dinheiro, que apenas fica recluso em uma conta inativa do Fundo de Garantia.

Para saber como e quando resgatar o Fundo de Garantia inativo, acompanhe o App do Guia. Ele traz uma série de informações sobre diferentes tipos de benefícios e direitos dos trabalhadores brasileiros. Baixe e confira.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça