Como funciona o agendamento CRAS Bolsa Família? É possível fazer pela internet? Entenda

Agendamento CRAS Bolsa Família – O recebimento do benefício do programa de redistribuição de renda requer uma inscrição no Cadastro Único, o que acontece no Centro de Referência de Atendimento Social, o CRAS.

Este é um órgão que atua em todos os municípios brasileiros. Ele, dentre outras coisas, identifica e cadastra famílias em situação de baixa renda que se enquadram nos requisitos para o recebimento de benefícios sociais que podem ser municipais, estaduais ou federais.

Veja, no Guia do Ex-Negativado, como funciona o procedimento de atendimento, como agendá-lo e quais são os documentos necessários na inscrição no CadÚnico.

Como fazer o agendamento no CRAS para receber o Bolsa Família?

Cada município é responsável pelo seu próprio Centro de Referência de Atendimento Social. Por isso, cada localidade possui sua própria forma de agendamento. Isto é, fazê-lo dependerá do local em que você reside.

Por exemplo, quem reside no Distrito Federal, na cidade de São Paulo ou em Londrina pode fazer o agendamento no CRAS para atendimento para Bolsa Família pela internet.

Já em outras localidades o agendamento é feito pelo telefone ou, então, sequer é necessário agendar o atendimento. Portanto, entre em contato com a prefeitura da sua cidade para se informar sobre a unidade do CRAS mais próxima a você e a forma de atendimento.

É possível fazer o cadastro no CRAS pela internet?

Não. Embora alguns locais permitam ao cidadão fazer o agendamento no CRAS para o Bolsa Família pela internet, não é possível fazer a inscrição do Cadastro Único – necessária para participar do programa – de forma online.

Portanto, o representante familiar deve ir até o Centro de Referência para realizar essa inscrição. Para isso, deve ter em mãos alguns documentos tanto do representante familiar quanto dos demais familiares que residem na mesma casa.

Quais são os documentos necessários para se inscrever para o Bolsa Família no CRAS?

O representante familiar deve comparecer ao CRAS em posse do seu CPF ou do título de eleitor. Preferencialmente, ele deve ser uma mulher, mas também pode ser algum familiar homem. Além disso, o responsável pela família deve ter 16 anos completos ou mais.

No atendimento no CRAS, conforme agendamento do Bolsa Família, o representante familiar também deve apresentar ao menos um destes documentos dos demais membros da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • CPF ou;
  • Título de Eleitor.

Por fim, cabe ressaltar que ainda que haja a inscrição no CadÚnico, no CRAS, após o agendamento, o pagamento do Bolsa Família não começa imediatamente. Para isso, a família deve aguardar a análise dos dados (conforme requisitos do programa).

Para ficar por dentro de tudo o que diz respeito ao Bolsa Família e a outros benefícios que se voltam à população brasileira, acesse o App do Guia. Assim, tire suas dúvidas e encontre informações e dicas valiosas!

Deixe um comentário