Como funciona o Consumidor.gov? Tem diferença do Procon? Fique atento como consumidor

21/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O Consumidor.gov é um importante canal para os consumidores brasileiros. Saiba tudo sobre ele e veja como ele pode ajudar você!

Publicidade

Como funciona o Consumidor.gov – O Consumidor.gov é um portal que facilita a vida dos consumidores brasileiros. Por meio dele é possível resolver conflitos diretamente com empresas e prestadores de serviços.

Porém, o canal ainda é novo e, por isso, gera muitas dúvidas. Além disso, é comum que haja a confusão entre ele e o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Para saber como funcionam os serviços do portal de reclamações para consumidores e outras informações relevantes, continue lendo e tire suas dúvidas aqui no Guia do Ex-Negativado.

Como funciona o Consumidor.gov?

Ele funciona como um canal no qual o consumidor pode registrar reclamações contra empresas cujos serviços ou produtos contratou.

Com isso, pode indicar, por exemplo, avarias ou ausência de cumprimento do prometido.

Dessa forma, o consumidor indica quem é a empresa, o que gerou sua reclamação e como deseja resolver.

A empresa, por sua vez, é notificada e deve responder à reclamação em até 10 dias após a sua ocorrência.

Para que serve o canal de reclamações?

O objetivo do Consumidor.gov é facilitar o acesso do consumidor às empresas prestadoras de serviços ou de produtos com as quais fizerem negócios.

Desse modo, em eventual problema com a concessão de produtos ou de serviços, torna-se possível se comunicar diretamente com a empresa.

Isso não apenas facilita, mas também agiliza o processo de resolução de problemas e de defesa dos direitos do consumidor.

Contudo, cuidado! As reclamações não ilustram processos administrativos. Portanto, é uma negociação entre as partes e sem fins judiciais.

Consumidor.gov não substitui o Procon

Outro ponto importante é que o portal do governo federal não substitui o Procon! Esse ainda é o principal órgão de defesa aos direitos do consumidor.

Portanto, o Consumidor.gov busca tão somente facilitar a negociação de um atrito entre as partes envolvidas na relação de consumo.

Com isso, procura evitar o ajuizamento desnecessário de ações e coloca o consumidor e o concessor de serviços ou de produtos em contato.

Caso a reclamação feita no portal não alcance resolução, então, cabe ao consumidor buscar o Procon do seu estado ou ajuizar uma ação frente ao Juizado Especial Cível.

Consumidor.gov
Veja como funciona e para que serve o Consumidor.gov – Foto: Canva

Como registrar uma reclamação?

Isso é bastante simples. Basta acessar o Consumidor.gov. Logo depois, digite o nome da empresa contra quem deseja reclamar na barra de pesquisa e clique na opção correspondente.

Em seguida, faça login com seu acesso Gov.br. Preencha o formulário online, anexe os documentos que comprovem a lesão aos seus direitos trabalhistas e encaminhe a solicitação.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça