Como funciona o Pravaler? A plataforma, assim como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), permite ao estudante financiar seu curso superior e facilita a quitação dele. Aliás, ela é uma alternativa para quem não se enquadra nos requisitos do FIES.
Por meio dela é possível pagar, no dobro do prazo original, as mensalidades universitárias. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona essa opção de financiamento privado estudantil.
Como funciona o Pravaler?
Esta corresponde a uma plataforma digital de financiamento estudantil. A contratação de seus serviços e a simulação dela ocorrem 100% online, de modo que ela se mostra bastante acessível.
Ao contratá-lo, o estudante pode encontrar melhores condições de pagamento das mensalidades universitárias. Por exemplo, tem as chances de pagar um semestre – originalmente 6 parcelas – em 12 vezes.
A operação pode, ou não, contar com juros. A princípio, eles podem ser de até 2,19% ao mês. Porém, algumas universidades privadas possuem parcerias com o Pravaler, de modo que custeiam os juros. Neste caso, então, o aluno paga 6 meses de curso em 12 meses, sem adições ao valor.
Pravaler funciona como o FIES?
Sim e não. Ambos são financiamentos, afinal. Todavia, o FIES é um financiamento público, enquanto o Pravaler é uma plataforma privada. Mas essas não são as únicas diferenças.
O FIES permite aos alunos de baixa renda financiar todo o curso sem a incidência de juros. No Pravaler, a aplicação de juros depende do acordo entre a plataforma e a instituição de ensino. Já porcentagem deles depende da análise de crédito.
Além disso, no FIES o pagamento das mensalidades somente ao final do curso, após a graduação do aluno. Já na forma como o Pravaler funciona, o pagamento das parcelas é em tempo real. Ou seja, durante o curso há necessidade de pagá-las.
Como é o pagamento do Pravaler?
O pagamento do financiamento com o Pravaler não aguarda o final do curso. Porém, o aluno pode fazer com que as parcelas sejam mais baixas do que a mensalidade original. Assim, quita-as em um prazo maior.
Por exemplo, quem divide a mensalidade em 2x poderá pagar o semestre em 12 parcelas. Aliás, se ao final do período o estudante quiser renovar o financiamento, as parcelas do próximo semestre somente serão cobradas após ele quitar o primeiro.
Ou seja, a forma como funciona o pagamento do Pravaler impede o acúmulo de parcelas. Com isso, o estudante consegue um fôlego para quitar o curso superior.
Quem pode contratar o financiamento do Pravaler?
Tanto estudantes da graduação quanto da pós-graduação, calouros ou veteranos. Todavia, para isso devem comprovar renda mínima de um salário mínimo, bem como correspondente a, no mínimo, 2 vezes o valor da mensalidade.
Essa exigência de renda mínima se aplica, nos mesmos moldes, ao garantidor do financiamento. Ele nada mais é do que o fiador do estudante. Além disso, ambos devem passar por uma análise de crédito.
Negativado pode financiar pelo Pravaler?
Depende, pois segundo a plataforma a exigência de nome limpo é uma escolha da universidade.
Como funciona a simulação e contratação do Pravaler?
Para isso, acesse o site do financiamento privado. Logo depois, clique em “Quero simular” e siga os passos em tela. A simulação é feita sem qualquer compromisso. Caso ela lhe interesse, reúna os documentos seus e do seu fiador e encaminhe para a plataforma.
Se você se interessa por produtos e oportunidades como essa, então vai adorar o App do Guia! Ele é gratuito e reúne, diariamente, informações e dicas importantes para sua vida financeira. Baixe-o já!