Como funciona o Pravaler? Pague o financiamento estudantil com o prazo em dobro

27/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como funciona o Pravaler e fique por dentro desta opção de financiamento estudantil que permite pagar a faculdade no dobro de tempo.

Publicidade

Como funciona o Pravaler? A plataforma, assim como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), permite ao estudante financiar seu curso superior e facilita a quitação dele. Aliás, ela é uma alternativa para quem não se enquadra nos requisitos do FIES.

Por meio dela é possível pagar, no dobro do prazo original, as mensalidades universitárias. Acompanhe o Guia do Ex-Negativado e veja como funciona essa opção de financiamento privado estudantil.

Como funciona o Pravaler?

Esta corresponde a uma plataforma digital de financiamento estudantil. A contratação de seus serviços e a simulação dela ocorrem 100% online, de modo que ela se mostra bastante acessível.

Ao contratá-lo, o estudante pode encontrar melhores condições de pagamento das mensalidades universitárias. Por exemplo, tem as chances de pagar um semestre – originalmente 6 parcelas – em 12 vezes.

A operação pode, ou não, contar com juros. A princípio, eles podem ser de até 2,19% ao mês. Porém, algumas universidades privadas possuem parcerias com o Pravaler, de modo que custeiam os juros. Neste caso, então, o aluno paga 6 meses de curso em 12 meses, sem adições ao valor.

Pravaler funciona como o FIES?

Sim e não. Ambos são financiamentos, afinal. Todavia, o FIES é um financiamento público, enquanto o Pravaler é uma plataforma privada. Mas essas não são as únicas diferenças.

O FIES permite aos alunos de baixa renda financiar todo o curso sem a incidência de juros. No Pravaler, a aplicação de juros depende do acordo entre a plataforma e a instituição de ensino. Já porcentagem deles depende da análise de crédito.

Além disso, no FIES o pagamento das mensalidades somente ao final do curso, após a graduação do aluno. Já na forma como o Pravaler funciona, o pagamento das parcelas é em tempo real. Ou seja, durante o curso há necessidade de pagá-las.

Como é o pagamento do Pravaler?

O pagamento do financiamento com o Pravaler não aguarda o final do curso. Porém, o aluno pode fazer com que as parcelas sejam mais baixas do que a mensalidade original. Assim, quita-as em um prazo maior.

Por exemplo, quem divide a mensalidade em 2x poderá pagar o semestre em 12 parcelas. Aliás, se ao final do período o estudante quiser renovar o financiamento, as parcelas do próximo semestre somente serão cobradas após ele quitar o primeiro.

Ou seja, a forma como funciona o pagamento do Pravaler impede o acúmulo de parcelas. Com isso, o estudante consegue um fôlego para quitar o curso superior.

Quem pode contratar o financiamento do Pravaler?

Tanto estudantes da graduação quanto da pós-graduação, calouros ou veteranos. Todavia, para isso devem comprovar renda mínima de um salário mínimo, bem como correspondente a, no mínimo, 2 vezes o valor da mensalidade.

Essa exigência de renda mínima se aplica, nos mesmos moldes, ao garantidor do financiamento. Ele nada mais é do que o fiador do estudante. Além disso, ambos devem passar por uma análise de crédito.

Negativado pode financiar pelo Pravaler?

Depende, pois segundo a plataforma a exigência de nome limpo é uma escolha da universidade.

Como funciona a simulação e contratação do Pravaler?

Para isso, acesse o site do financiamento privado. Logo depois, clique em “Quero simular” e siga os passos em tela. A simulação é feita sem qualquer compromisso. Caso ela lhe interesse, reúna os documentos seus e do seu fiador e encaminhe para a plataforma.

Se você se interessa por produtos e oportunidades como essa, então vai adorar o App do Guia! Ele é gratuito e reúne, diariamente, informações e dicas importantes para sua vida financeira. Baixe-o já!

Avatar de Aline Mota

Jornalista, com 18 anos de experiência nas áreas de Comunicação Corporativa de empresas nacionais e multinacionais e produtoras de conteúdo. Formada pela Universidade Bandeirante de São Paulo e pós graduada pela ESPM, Escola de Propaganda e Marketing. Apresentadora do canal de Finanças pessoais, Guia do Ex Negativado, mãe, dona de casa, profissional e apaixonada pela educação financeira. Acredita que com informação e mudança de atitude, é possível encontrar equilíbrio e ter sucesso financeiro. Produziu conteúdos para a Febraram e B3, participou de palestras do Gustavo Cerbasi, maior referência em educação financeira do Brasil.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa