Inflação do Brasil em 2022 – A inflação brasileira de 2022 ficou acima da meta estabelecida pelo Banco Central, porém, em comparação com outros países, o indicador nunca esteve tão baixo desde pelo menos 1995. Entre 191 nações, o Brasil ficou na 144ª posição com relação à inflação. A melhor posição do país havia sido alcançada em 2007, quando o aumento de 4,5% o colocou em 123º lugar entre 192 países.
Inflação brasileira e os números
De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2022, o Brasil apresentou o índice de inflação na casa dos 5,79%, o valor representa uma queda de 4,27% em relação ao ano de 2021, que registrou inflação de 10,06%.
Esses números fazem com que o Brasil possua a 144ª inflação mais alta do mundo entre 192 países.
Por que o ritmo da inflação do Brasil em 2022 desacelerou?
O período que marcou a corrida eleitoral mais acirrada da história do Brasil, também representou alterações em impostos, preços de combustível e de energia no governo Bolsonaro, que buscava reeleição.
Na reta final de 2022, o país viu diversos impostos sofrerem redução, onde o maior impacto foi na energia elétrica e na gasolina.
Com a redução do preço de itens de alto consumo como esses, o impacto gerado na inflação foi muito grande, fazendo com que apresentasse resultados favoráveis.
Comparação com outros países
Somente na Venezuela, o Fundo Monetário Internacional registrou uma inflação de incríveis 310%, fazendo com que o país ocupasse o topo da lista das maiores inflações do mundo.
Além dela, a Argentina apresentou resultado bastante desagradável, possuindo uma inflação de 94,8%.
Quando comparado à média inflacionária dos países considerados desenvolvidos, o Brasil se sobressaiu pela primeira vez na história.
Segundo o FMI, a média desses países correspondeu a 7,3%, enquanto no Brasil a inflação chegou a menos de 6%.
No G20, o Brasil também se destacou. Possui a sexta menor inflação, ficando à frente de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Alemanha.
As menores inflações pertencem às Ilhas Marshall (Oceania), Macau(Ásia), Benim(África), China(Ásia) e Omã(Oriente Médio – Ásia), com suas respectivas inflações de 0,0%, 0,8%, 1,5%, 1,8% e 1,9%.
Quer ficar atualizado sobre tudo o que acontece no mundo da economia? Então basta seguir o Guia do Ex-Negativado e acompanhar as principais movimentações do mundo financeiro.
Fonte: Valor Diário.