Inflação no Brasil em 2022 atingiu índice histórico em função da corrida eleitoral

27/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Inflação do Brasil em 2022 apresentou números mais baixos, fazendo o país estabelecer seu novo recorde no ranking mundial.

Publicidade

Inflação do Brasil em 2022 – A inflação brasileira de 2022 ficou acima da meta estabelecida pelo Banco Central, porém, em comparação com outros países, o indicador nunca esteve tão baixo desde pelo menos 1995. Entre 191 nações, o Brasil ficou na 144ª posição com relação à inflação. A melhor posição do país havia sido alcançada em 2007, quando o aumento de 4,5% o colocou em 123º lugar entre 192 países.

Inflação brasileira e os números

De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2022, o Brasil apresentou o índice de inflação na casa dos 5,79%, o valor representa uma queda de 4,27% em relação ao ano de 2021, que registrou inflação de 10,06%.

Esses números fazem com que o Brasil possua a 144ª inflação mais alta do mundo entre 192 países.

Por que o ritmo da inflação do Brasil em 2022 desacelerou?

O período que marcou a corrida eleitoral mais acirrada da história do Brasil, também representou alterações em impostos, preços de combustível e de energia no governo Bolsonaro, que buscava reeleição.

Na reta final de 2022, o país viu diversos impostos sofrerem redução, onde o maior impacto foi na energia elétrica e na gasolina.

Com a redução do preço de itens de alto consumo como esses, o impacto gerado na inflação foi muito grande, fazendo com que apresentasse resultados favoráveis.

Comparação com outros países

Somente na Venezuela, o Fundo Monetário Internacional registrou uma inflação de incríveis 310%, fazendo com que o país ocupasse o topo da lista das maiores inflações do mundo.

Além dela, a Argentina apresentou resultado bastante desagradável, possuindo uma inflação de 94,8%.

Quando comparado à média inflacionária dos países considerados desenvolvidos, o Brasil se sobressaiu pela primeira vez na história.

Segundo o FMI, a média desses países correspondeu a 7,3%, enquanto no Brasil a inflação chegou a menos de 6%.

No G20, o Brasil também se destacou. Possui a sexta menor inflação, ficando à frente de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Alemanha.

As menores inflações pertencem às Ilhas Marshall (Oceania), Macau(Ásia), Benim(África), China(Ásia) e Omã(Oriente Médio – Ásia), com suas respectivas inflações de 0,0%, 0,8%, 1,5%, 1,8% e 1,9%.

Quer ficar atualizado sobre tudo o que acontece no mundo da economia? Então basta seguir o Guia do Ex-Negativado e acompanhar as principais movimentações do mundo financeiro.

Fonte: Valor Diário.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa