Call us now:
Saber como funciona um empréstimo consignado é importante, por esta ser uma das modalidades de crédito mais populares do Brasil, por oferecer taxas inferiores às demais opções do mercado e também por ser destinado a públicos específicos.
Em meio a um momento de crise econômica no país nos últimos anos, com tentativa de retomada da economia após a pandemia, mas ainda com inflação alta, a procura por empréstimo vem sendo ainda mais comum entre os consumidores brasileiros.
E não é à toa, tendo em vista que 67 milhões de pessoas atualmente estão com nome sujo com pelo menos uma dívida no SPC e na Serasa. Com isso, um empréstimo é visto por muitos como uma opção para sair do aperto momentâneo.
No caso do consignado, esta é a opção mais fácil de se contratar no mercado, pois não possui nenhum tipo de restrição quanto a pessoas negativadas. Explicaremos abaixo mais detalhes.
Como funciona um empréstimo consignado?
Consignado é uma modalidade de empréstimo como qualquer outra, porém com suas peculiaridades que o tornam mais vantajoso do que pedir um empréstimo pessoal ao banco.
O principal diferencial deste tipo de crédito é a forma de pagamento. O consumidor que contrata um empréstimo consignado terá as parcelas mensais descontadas da sua folha de pagamento.
E é por isso que, como dito anteriormente, é voltado para públicos específicos. Neste caso, especialmente para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e, trabalhadores da rede privada com CLT e mais recentemente beneficiários do Auxílio Brasil.
Ou seja, somente para quem possui pagamentos mensais garantidos.
O motivo disso é que a parcela do mês será descontada automaticamente da folha de pagamento do contratante. Portanto, o salário mensal já chegará nas suas mãos com o valor da parcela descontada.
Por essa razão, não há avaliação na Serasa, tendo em vista que a possibilidade de inadimplência é considerada como baixao.
Vantagens de um consignado
São as menores taxas de juros do mercado quando falamos em linhas de crédito. Além disso, há uma grande facilidade para contratação, já que há pouca burocracia em volta dessa modalidade de empréstimo.
Por fim, os prazos longos podem fazer com que a parcela se torne pequena. Alguns bancos oferecem até 120 meses para pagamento total.
Desvantagens de um consignado
Também existe o outro lado, é claro, como por exemplo as regras para o caso de que o trabalhador de uma empresa privada perder seu emprego.
Nessa situação, o contrato de consignado deve prever desconto de até 30% no valor da rescisão. Além disso, o trabalhador precisará quitar todo o restante do empréstimo de uma vez só.
A Serasa, maior empresa do ramo de proteção ao crédito, destaca que um empréstimo deve ser solicitado com cautela e só vai valer a pena se o orçamento estiver condizente com as parcelas que serão criadas.
“Crédito pode ser um aliado ou um inimigo para o seu orçamento. Entenda quando vale a pena pegar empréstimo consignado ou quando esse crédito pode fazer você apenas se enrolar ainda mais”.
Então, o ideal é se planejar antes de pensar em pegar um empréstimo, seja de qual forma.