Veja como investir em Fundos Imobiliários e como rende também

23/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como investir em Fundos Imobiliários ainda costuma deixar dúvidas em investidores ou interessados no mercado de investimentos.

Publicidade

Como investir em Fundos Imobiliários ainda costuma deixar dúvidas em investidores ou interessados no mercado de investimentos. Saiba todos os detalhes sobre essa modalidade aqui no Guia do Ex-Negativado.

O que é um Fundo Imobiliário?

Fundo Imobiliário é um tipo de fundo de investimento que podem ser aplicados a qualquer tipo de empreendimento imobiliário, em sua maioria de grande porte.

Um fundo normalmente é aberto pela própria construtora ou administradora do imóvel, que o divide em cotas que podem ser adquiridas por investidores em corretoras diversas.

Pelo lado do investidor, é possível escolher entre grandes empreendimentos para aplicar seu dinheiro e aguardar pela rentabilidade que será gerada através da cota adquirida.

Como um fundo imobiliário rende dinheiro?

Ao adquirir uma cota do fundo que escolher, o investidor se torna em tese um dos “donos” do empreendimento no que diz respeito aos aluguéis que serão recebidos pelo imóvel em questão.

Isto porque, o lucro é baseado justamente nos valores de aluguéis captados durante um mês e pagos de forma proporcional ao investidor segundo o número de cotas que ele possui.

Como se trata de um investimento em renda variável, a rentabilidade de um mês sempre será diferente do mês seguinte.

Fundos Imobiliários cobram Imposto de Renda?

Não! Uma das vantagens dos FIIS está justamente na isenção de Imposto de Renda quanto ao rendimento.

Como investir em Fundos Imobiliários?

Depois de entender como funciona e como o lucro é passado para o investidor, confira abaixo como realizar um investimento nessa modalidade.

Os fundos são colocados em corretoras de investimento com fácil acesso por parte do interessado:

  • Faça cadastro ou abra sua conta em uma das corretoras de sua preferência;
  • Geralmente, os fundos de investimento imobiliários ficam expostos na aba de renda variável, a depender do aplicativo de cada empresa;
  • Encontre o FII de sua preferência, faça um estudo sobre seu rendimento em meses anteriores e o que esperar para o futuro;
  • Confira o valor de venda de uma cota do fundo e adquira quantas desejar;

Pronto. Após a aquisição de determinado número de cotas de um FII, você já será um dos investidores do fundo e receberá mensalmente o lucro proporcional de acordo com os aluguéis do mês.

Investimento para iniciante: onde investir?

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça