Vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito? Entenda para tomar a decisão certa

23/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Em uma época marcada por 67 milhões de brasileiros negativados, será que vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito? Saiba!

Publicidade

Parcelar a fatura do cartão de crédito – Em uma época marcada por 67 milhões de brasileiros negativados por pelo menos uma dívida, segundo a Serasa, será que vale a pena parcelar a fatura do cartão de crédito para fugir dessa estatística? É o que explicaremos neste post aqui no Guia do Ex-Negativado.

Cartão de crédito é um dos queridinhos dos consumidores brasileiros, por permitir a compra de produtos que não poderiam ser pagos à vista, parcelando em vários meses para diminuir o impacto do valor.

Por outro lado, quando se usa o cartão de forma equivocada ou simplesmente tem dificuldades para realizar o pagamento da fatura, pode se tornar um problema com sérias consequências.

Parcelamento da fatura do cartão: como funciona?

É uma oportunidade de parcelar o valor total da fatura que já está fechada e corre o risco de entrar no crédito rotativo – ou que já está.

Com o parcelamento, é possível escolher o número de parcelas que deseja e definir uma taxa de juros que será fixada.

É como se estivesse pegando um empréstimo junto ao banco para pagar a fatura do cartão.

Vale a pena parcelar fatura do cartão de crédito?

Em determinados casos, pode ser a solução. Como dito antes, caso a fatura já tenha entrado no rotativo.

Evitar a entrada da fatura nos juros do rotativo ou cuidar de algum gasto inesperado são as possibilidades que podem fazer valer a pena parcelar a fatura.

Isto porque, você estará trocando uma dívida com juros altíssimos por um contrato com parcelas e taxas prefixadas. Mas, é necessário ter organização financeira para pagar as parcelas, ou entrará em um novo débito.

E o que é crédito rotativo?

Basicamente, significa que ao entrar no crédito rotativo do cartão de crédito você estará permitindo o acréscimo da maior taxa de juros do país.

Os juros do rotativo ultrapassam a casa dos 300% ao ano, sendo um grande vilão dos consumidores brasileiros que deixam a fatura estourar por algum motivo, seja por mau uso ou dificuldades financeiras.

Ao permitir que a fatura siga atrasada, a cada dia que passar mais juros serão acrescidos, bem como multas por atraso, o que pode fazer com que o valor da fatura aumente rapidamente.

No mês seguinte ao que você entrou no rotativo, a fatura constará o saldo devedor do mês anterior, mais o valor do crédito rotativo, os juros do rotativo e IOF. Uma verdadeira bola de neve.

Quais bancos permitem parcelar fatura do cartão?

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma opção disponível em qualquer banco brasileiro, para cartões emitidos por todas as empresas que atuam no país.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça