Como liberar o acesso do Caixa Tem e sacar Pé de Meia? – Muitos beneficiários do novo programa de auxílio a estudantes, do Governo Federal, têm enfrentado dificuldades para acessar o aplicativo Caixa Tem e, assim, sacar o dinheiro correspondente.
O Caixa Tem, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal (CEF), visa simplificar a movimentação de benefícios sociais. No entanto, há numerosas reclamações sobre dificuldades de uso e até bloqueio total de acesso, privando os beneficiários do saque de valores aos quais têm direito.
Quanto ao Pé-de-Meia, é um programa de incentivo financeiro-educacional, destinado a estudantes elegíveis, que recebem depósitos mensais com base na frequência escolar, além de bônus anuais. Esses valores podem ser sacados após a conclusão do ensino médio ou ao realizar o Enem.
O saque é feito através do Caixa Tem, mas é justamente este público que tem enfrentado dificuldades no acesso e, consequentemente, buscado as soluções que apresentaremos abaixo. Continue lendo!
Pé-de-Meia: Como liberar o acesso do Caixa Tem
Quando abordamos a liberação do acesso ao Caixa Tem, há duas possibilidades a considerar.
No caso do Pé-de-Meia, o primeiro procedimento essencial é liberar o acesso à conta, caso o estudante seja menor de idade.
Isso porque, o responsável legal pelo menor deve autorizar o acesso através da sua conta no Caixa Tem.
- A autorização do acesso requer apenas um rápido cadastro do jovem acessando a opção “Programa Pé-de-Meia”, dentro do Caixa Tem;
- A partir disso, o responsável legal deverá inserir as informações corretas do menor de idade, para que a conta em favor do estudante seja ativada.
Vale ressaltar que nos casos de estudantes com 18 anos ou mais, o Pé-de-Meia é enviado diretamente para a conta do Caixa Tem, sem necessidade de liberação do acesso por parte de um responsável maior de idade.
É muito importante que o jovem seja cadastrado no Caixa Tem por um dos pais, pela mãe ou por um responsável legal registrado no Cadastro Único do Governo Federal. Caso contrário, podem surgir inconsistências na documentação, resultando na não liberação do acesso.
Como liberar acesso do Caixa Tem com conta bloqueada?
Outra ocasião é quando a Caixa Econômica Federal bloqueia automaticamente as funções do aplicativo, mas permite que o usuário faça login e reenvie seus dados.
Para liberar o acesso, nesse caso, os usuários devem seguir alguns passos simples:
- Entre no Caixa Tem e insira seu CPF e senha cadastrada;
- No menu principal, localize e selecione a opção “Liberar Acesso”, que fica no topo, e siga as instruções fornecidas, clicando no link que irá te redirecionar para uma conversa com a Caixa no WhatsApp;
- Ao iniciar o atendimento eletrônico no WhatsApp, serão solicitados documentos necessários para o desbloqueio, junto com uma selfie.
Esse problema pode acontecer com qualquer usuário, seja beneficiário do Pé de Meia ou não, desde que a Caixa encontre alguma inconsistência de dados ou a mínima possibilidade de fraude.
Como sacar o Pé-de-Meia
Com autorização feita pelo responsável, o menor de idade já poderá acessar a conta do Caixa Tem com seu CPF e a senha que deverá ser cadastrada.
O saque pode ser feito via Pix para uma conta de preferência ou em dinheiro, através de um terminal de autoatendimento da Caixa ou uma casa lotérica.
Caso opte por sacar na lotérica, será necessário ter em mãos o documento de identificação com foto do estudante, que deve estar acompanhado do responsável legal para que o saque seja autorizado.
Vale ressaltar, no entanto, que para retirar dinheiro do Caixa Tem é preciso ter o código de saque sem cartão, que deve ser obtido dentro do próprio app.
Saiba mais: Como saber se vou receber o Pé de Meia? Consulte agora