Call us now:
Como organizar as finanças em 2023 – Mais um ano está chegando e busca de informações sobre como organizar as finanças em 2023 já aparecem. Para isso, o Guia do Ex-Negativado traz dicas infalíveis para a organização da sua vida financeira.
Afinal, organizar as finanças é sair do aperto e fugir do endividamento. E só assim poderá aproveitar ao máximo os valores que ganha mensalmente.
Como organizar as finanças em 2023?
Listamos 5 dicas importantes que devem ser levadas em conta para uma vida financeira mais saudável em 2023:
Conheça suas dívidas
Para pensar em organizar suas finanças, é necessário saber o que ela fazendo com que sua vida financeira desande. Portanto, não tenha medo de encarar as dívidas. Conheça cada uma e calcule exatamente quanto deve.
Conheça seus ganhos e gastos: saiba qual é o seu saldo mensal
A partir daí, faça uma média do seu saldo mensal. Isto é, do valor que sobra ao fim do mês após subtrair o dinheiro que entra pelos gastos do mês.
Por exemplo, após todos os gastos do mês, quanto sobra do valor que recebeu no início? Está sobrando? Está faltando? É importante ter essa visão.
Saber quanto está gastando por mês também é fundamental para entender onde dá para economizar ou cortar.
Defina seus objetivos de 2023
Trace os seus objetivos pessoais financeiramente para 2023. É importante ter metas, porque traçar um objetivo para alcançar é sempre uma motivação a mais no momento de ter coragem de poupar dinheiro ou realizar cortes em sua rotina.
Corte gastos desnecessários
E por falar em cortar gastos, por vezes é possível, e recomendado, se segurar para não gastar além do que deve com lazer ou outras situações rotineiras, como delivery de comida.
O que parece inofensivo ao receber seu salário mensal, no fim do mês, ao acumular todo o valor gasto, pode significar uma despesa significativa.
Guarde uma parte do dinheiro mensalmente
Por fim, uma dica fundamental para ter organização financeira é conseguir uma reserva de emergência. Isto é, um valor guardado fora da sua vista no saldo do banco.
Para isso, é necessário guardar uma parte do dinheiro ganho mensalmente. Uma dica é construir essa reserva de emergência com um título de investimento. Assim, ainda conseguirá fazer a grana render.