,

Como receber o abono extra do INSS? Haverá novo pagamento depois do dia 7? Informe-se

28/06/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como receber o abono extra do INSS e descubra quem tem direito ao recebimento da parcela de modo antecipado.

Publicidade

Como receber o abono extra do INSS? Os pagamentos do bônus anual dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários previdenciários iniciaram em maio.

Agora, em junho, ocorre o pagamento da segunda metade dele, operação que se estende até o próximo dia 7, quando se encerra o calendário de liberações.

Para saber quem tem direito ao abono e como sacá-lo, acompanhe o Guia do Ex-Negativado, conheça detalhes sobre suas liberações e veja como resgatá-lo!

Como receber o abono extra do INSS?

Os pagamentos do abono extra, que nada mais é do que o décimo terceiro do INSS, ocorre junto à liberação do pagamento mensal previdenciário.

Isto é, o pagamento do 13° do INSS acompanha o benefício que o cidadão já recebe. Por exemplo, junto à aposentadoria ou à pensão por morte.

É por isso que tanto no pagamento referente ao mês de junho quanto ao desse mês os valores foram maiores do que o normal. Isso ocorre justamente pela adição de uma parte que se refere ao abono extra.

Desse modo, para receber o abono extra do INSS o cidadão precisa apenas resgatar o pagamento do benefício, como já faz normalmente. Isso pode ser feito, por exemplo, com o cartão previdenciário ou em saques presenciais.

Confira se você já recebeu: Aprenda a consultar décimo terceiro pelo CPF

Quem tem direito ao abono extra do INSS?

Todos os beneficiários do INSS tem direito a recebê-lo. Isto é, aposentados e- pensionistas, assim como quem recebe auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente ou reclusão.

Os únicos que não recebem o décimo terceiro do INSS são os beneficiários do BPC, o Benefício de Prestação Continuada. Isso decorre do fato de ele ter natureza assistencial, e não previdenciária.

Haverá um novo pagamento de 13° no final do ano?

Essa tem sido uma dúvida bastante comum. Mas a resposta é não.

Quem tem direito a receber o abono extra do INSS o recebe uma vez só ao ano, em um pagamento que ocorre em duas parcelas.

O que acontece é que tradicionalmente há a antecipação do benefício.

Por isso que os pagamentos ocorrem agora, ainda no primeiro semestre, e não no final do ano, como costumeiramente acontece em relação ao 13° dos trabalhadores.

A única exceção se refere a quem se tornar beneficiário do INSS após a liberação antecipada do abono extra.

Neste caso, então, o recebimento do décimo terceiro ocorrerá ao final do ano e de modo proporcional.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o INSS? Então não perca tempo! Baixe agora mesmo o App do Guia de forma gratuita e veja informações sobre benefícios e suas regras e conheça os seus direitos.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça