,

Como recorrer de multa de trânsito? Tem algum prazo? Entenda mais sobre isso hoje

23/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como recorrer de multa de trânsito sem sair de casa e sem a necessidade de contratar um advogado para isso.

Publicidade

Como recorrer de multa de trânsito? As infrações de trânsito geram multas e pontuação na carteira. Mas, caso você não concorde com ela ou haja alguma inconsistência em relação à penalização, pode apresentar recurso.

Por isso, ao receber a multa, não se desespere, ainda é possível revertê-la. Veja no Guia do Ex-Negativado o que fazer e quais são as instâncias para recorrer.

Como recorrer de multa de trânsito?

Ao receber a multa de trânsito, saiba que ela não é definitiva. Primeiramente, há o recebimento do Auto de Infração de Trânsito (AIT), que informa o registro de uma infração.

Então, há um prazo de análise e imposição da penalidade. Tanto nesse período quanto após ele é possível apresentar recurso, confira como funciona.

Também confira: Multa suja nome no SPC/Serasa? Quais as consequências se eu não pagar?

Defesa prévia

A defesa prévia se refere à apresentação de recurso à Autoridade de Trânsito que registrou e informou a infração. Embora comumente coincida ao Detran (Departamento de Trânsito) existem órgãos federais que também podem impô-la.

Por isso, é importante conferir na notificação quem foi a responsável pelo registro da multa. Caso seja o Detran, por exemplo, acesse o site do estado correspondente e, após login, encontre a sessão referente aos recursos.

Nessa fase, é comum recorrer de multa de trânsito em relação às inconsistências presentes nela. Um exemplo comum é a anotação errônea de placa. Afinal, neste momento é incomum que haja a análise do mérito da penalidade.

Recurso ao JARI

Caso a multa seja confirmada, você receberá uma notificação. Corresponde à Multa por Infração à Legislação de Trânsito, ou MILT.

Para recorrer da multa de trânsito, aqui, não há necessidade de ter apresentado a Defesa Prévia. O recurso ocorre dentro do site do Detran do estado em que a infração ocorreu.

Aliás, não há necessidade de pagamento antecipado da multa. Ele somente será necessário em caso de recusa do recurso ao JARI, quando o recurso passa a ser no CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

Qual é o prazo para recorrer de multa de trânsito?

Para cada fase, o prazo é de 30 dias. Tanto na Defesa Prévia quanto no recurso ao JARI eles contam a partir do recebimento da notificação e correspondem, geralmente, à data do vencimento da multa.

Aliás, saiba que a multa e a imposição de pontos sobre a CNH ficam suspensos enquanto os recursos estiverem tramitando.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido?