,

Como resolver bloqueio judicial? Motivos e soluções para o problema

24/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Sua conta está bloqueada por determinação de juiz? Então veja como resolver o bloqueio judicial e como ele funciona.

Publicidade

Como resolver bloqueio judicial? Existem várias situações que podem levar à determinação em Juízo do bloqueio de contas. Aliás, estas contas podem ser bancárias, do tipo corrente, ou até mesmo referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Cada tipo de bloqueio, então, possui sua própria solução, de acordo com sua motivação. Confira, no Guia do Ex-Negativado, como é possível resolver essa situação e garantir o desbloqueio da conta, independentemente de sua natureza. Assim, volte a ter controle sobre a movimentação do seu dinheiro!

Como resolver bloqueio judicial?

Os bloqueios desse tipo são determinados por um juiz em razão de uma ação de cobrança. Portanto, eles decorrem da existência de uma dívida que não foi paga à época própria. Desse modo, o ato de bloquear os valores se dá com a intenção de garantir a quitação dela.

Neste caso, somente é possível desfazer o bloqueio quando há resolução da dívida. Ou seja, ele somente será suspenso caso o devedor ofereça uma solução alternativa ao pagamento – como pelo oferecimento de um bem – ou pela efetiva quitação.

Além disso, é importante ressaltar que não é possível resolver bloqueio judicial diretamente com o banco. Uma vez que a determinação de bloquear a conta decorre de um juiz, desbloqueá-la também depende de uma decisão judicial.

Portanto, quem sofreu um bloqueio precisa apresentar, na ação que o motivou, a comprovação do pagamento da dívida. Ou, então, apresentar outras soluções e solicitar o desbloqueio da conta.

Quais são os principais motivos de bloqueios judiciais?

Como dito acima, os bloqueios decorrem de dívidas que não foram pagas. Assim, elas se referem à execução de um título, bem como às questões que se relacionam com a Receita Federal, como a ausência de recolhimento de impostos.

Ainda, é comum que o bloqueio tenha relação com o não pagamento da pensão alimentícia para os dependentes financeiros. Este, aliás, é o principal motivo que leva aos bloqueios de contas de FGTS.

Contudo, saiba que ao fazer o bloqueio de uma conta, o banco tem a obrigação de esclarecer o que motivou o ato. Isto é, a disponibilizar ao correntista as informações sobre os motivos. Por exemplo, indicar a ação judicial que originou a determinação de bloqueio.

Como resolver bloqueio judicial indevido?

Por fim, saiba que existem algumas situações em que o bloqueio é indevido, ainda que a dívida exista. Por exemplo, a lei impede que ele atinja poupanças no limite de até 40 salários mínimos.

Igualmente, não é possível que o bloqueio atinja aposentadorias, pensões, a remuneração mensal e os benefícios governamentais, tais como o Bolsa Família.

Neste caso, para resolver o bloqueio judicial é importante se manifestar na ação indicando que ele se deu sobre uma parcela que tem proteção da lei. Para isso, busque assistência de um advogado.

Para saber mais sobre o seus direitos e protegê-los, conte com o App do Guia. No aplicativo você encontra informações completas e dicas que vão melhorar a sua vida e sua relação com as finanças!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça