Como saber se fui aprovado no Cadastro Único? Consulte pelo CPF já

30/01/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Como saber se fui aprovado no Cadastro Único? Consulte pelo CPF já e tire suas dúvidas sobre a sua situação cadastral.

Publicidade

Afinal, como saber se fui aprovado ou não no Cadastro Único? Após realizar o processo de solicitação de inscrição no programa, saber como consultar o status do seu pedido ainda deixa alguns cidadãos em dúvidas. E é por isso que o Guia do Ex-Negativado explica em detalhes neste post.

O que é Cadastro Único?

Antes de mais nada, é importante destacar o que é o Cadastro Único e qual é a sua finalidade para os cidadãos brasileiros.

Trata-se de um cadastro para programas Sociais do governo federal, também conhecido como CadÚnico. Ele funciona um banco de dados criado com o objetivo de identificar e cadastrar as famílias de baixa renda do país.

Ao acumular dados de milhões de brasileiros, o CadÚnico é utilizado para a seleção de beneficiários para programas sociais do Governo Federal, como o AuxílioBrasil/Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social e inúmeros outros programas.

Como se inscrever no Cadastro Único?

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário comparecer a um CRAS no seu município.

Lá, deverá preencher um formulário com informações pessoais e de renda da família e anexar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros dados que serão solicitados.

Após a inscrição, o cadastro é analisado e, se aprovado, a família passa a ser elegível para os programas sociais do Governo Federal.

E como saber se fui aprovado no Cadastro Único?

Depois de realizar a solicitação do cadastro no CadÚnico, é possível realizar a consulta sobre o status da sua situação de forma rápida e fácil pelo site oficial (cadunico.dataprev.gov.br) ou pelo aplicativo Cadastro Único.

Ao acessar o site ou o aplicativo, basta procurar pela opção que diz “Consulta por CPF”, logo na página principal.

A partir daí, informe seu CPF, data de nascimento e realize a consulta. A sua situação no Cadastro Único será informada detalhadamente, com informações sobre aprovação ou não.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

O cadastro busca atender famílias que possuem renda mensal de no máximo meio salário mínimo por pessoa na residência.

Com a inscrição aprovada, o cidadão passa por novas avaliações internas feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que definirá quais tipos de benefício o CPF analisado tem direito a receber.

Vale destacar que ter direito a um benefício não garante acesso a todos os outros, pois cada programa possui suas regras específicas de elegibilidade de acordo com a renda familiar ou do cidadão sozinho.

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça