Quem pega saque-aniversário perde o PIS? Entenda como funcionam as parcelas

03/02/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Quem pega saque-aniversário perde o PIS? Qual é a relação entre as parcelas e quem tem direito a elas? Descubra tudo isso aqui!

Publicidade

Quem pega saque-aniversário perde o PIS? Qual é a relação entre essas parcelas? Tire suas dúvidas sobre elas no Guia do Ex-Negativado e fique por dentro dos seus direitos!

O que é PIS?

PIS é o abono salarial dos trabalhadores de baixa renda da iniciativa privada. Os servidores públicos encontram seu correspondente no Pasep.

O abono é pago anualmente e geralmente se refere ao ano anterior. Contudo, por não ter sido pago em 2021, está uma parcela em atraso. Desse modo, neste ano o pagamento terá como base o ano de 2021, e não 2022, como seria natural.

Tem direito a ele quem tiver trabalhado, no ano-base, por 30 dias e tenha recebido até 2 salários mínimos por mês. Ainda, o trabalhador deve ter 5 anos de inscrição no PIS ou Pasep.

O que é saque-aniversário?

Esta é uma modalidade de saque do FGTS. Com ele é possível sacar, todos os anos, uma parcela do saldo das contas de Fundo de Garantia.

Para isso, o trabalhador deve se inscrever na modalidade. O saque é liberado no início do mês de aniversário do cidadão e fica disponível até o último dia do segundo mês subsequente à liberação.

Quem pega saque-aniversário perde o PIS?

Não, pois se tratam de parcelas de naturezas diferentes que não se afetam. Portanto, é possível optar pelo saque-aniversário e também fazer o saque do abono salarial.

A confusão ocorre porque a adesão ao saque-aniversário impede o trabalhador de sacar o FGTS em caso de rescisão do contrato. Nesta situação, ele somente pode sacar a multa rescisória.

Portanto, quem pega o saque-aniversário não perde o PIS, apenas fica impedido de sacar o saldo do Fundo de Garantia em caso de acordo de dispensa ou dispensa sem justa causa.

Pagamento do PIS tem início em fevereiro

Os trabalhadores que se enquadram nas regras do pagamento do abono salarial já podem se preparar para recebê-lo. A liberação começará no dia 15 de fevereiro e se encerrará em julho.

Aliás, você pode consultar se receberá o benefício a partir do próximo domingo, dia 5 de fevereiro. Para isso, use o aplicativo Caixa Trabalhador. Ou, então, pelo app Carteira de Trabalho Digital ou no Caixa Tem.

Saiba como investir da melhor maneira o saque-aniversário e o PIS

Como vimos, quem pega o saque-aniversário não perde o PIS. Portanto, se você se inscreveu na modalidade do saque de FGTS e tem direito ao abono, poderá receber os dois neste ano.

Ao fazê-lo, é interessante ter um planejamento para usar os valores da melhor maneira. O investimento deles é uma ótima decisão e, para garantir boas escolhas, você pode contar com o App do Guia.

Ele é gratuito e conta com vários recursos que ajudam você a lidar da melhor maneira possível com o seu dinheiro. Por isso, não deixe de conhecê-lo e mude sua relação com suas finanças!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça