Call us now:

Como saber se fui taxado comprando no AliExpress? – Quem faz compras em lojas estrangeiras, especialmente as chinesas, geralmente passa por uma apreensão quando a encomenda chega em Curitiba, onde passa pela fiscalização aduaneira brasileira.
A partir daí, surge a dúvida se o pacote foi ou não taxado pela alfândega. Mas como saber essa informação? E como pagar a taxa nesse tipo de caso? O Guia do Ex-Negativado explica o assunto neste post.
Como saber se fui taxado AliExpress (2023)?
Todo o processo de acompanhamento de uma encomenda pode ser feito pelo site dos Correios (correios.com.br). E isso inclui a consulta sobre a taxação ou não de um pacote vindo de outro país.
Para saber essa informação:
- Utilize o código de rastreamento fornecido pelo AliExpress para acompanhar o progresso do seu pacote no site dos Correios;
- Verifique se há atualizações indicando que o pacote está em processo de desembaraço aduaneiro;
- No próprio rastreamento, será exibida a informação sobre a taxação ou não;
- A mensagem de atualização que confirma se foi taxado é a seguinte: “Fiscalização aduaneira. Aguardando pagamento”;
- Mas se não for taxado, a mensagem será essa: “Desembaraço aduaneiro. Liberado pela alfândegea”;
- Caso tenha sido taxado, você será informado de duas maneiras: através de uma carta enviada pelos Correios e pelo próprio rastreamento, clicando no link de pagamento.
Outra possibilidade é fazendo login em sua conta dos Correios (ou criando uma). A partir daí, basta verificar no menu “minhas importações”.
Como pagar a taxa dos Correios por uma compra no AliExpress?
O pagamento deve ser feito por meio de um boleto bancário gerado no site dos Correios, utilizando obrigatoriamente nesse caso uma conta aberta na plataforma da empresa brasileira de logística.
Acessando sua conta nos Correios, via site ou aplicativo, vá no menu “minhas importações” e encontre o boleto bancário para pagamento da taxa.
O valor pode ser até 60% do custo total da mercadoria. Portanto, quem realiza compras em lojas chinesas já deve estar preparado para esse possível custo adicional. Não é regra, mas pode ocorrer.
A loja tem culpa da taxa aplicada pela alfândega?
Geralmente, não. Existem inúmeros critérios que fazem com que um pacote seja taxado pela fiscalização aduaneira no Brasil.
A principal delas é a mercadoria ter um valor acima do permitido para importações (50 dólares), ou em outros casos mesmo abaixo do valor ser considerado como um pacote que deva ser taxado pelo tipo de mercadoria, como por exemplo algum eletrônico.
Sobre as lojas, o vendedor pode ser culpado pela taxação caso preencha as informações de forma incorreta ou tentando enganar a fiscalização no Brasil. Assim, quem receberá a encomenda é quem pagará a taxa.
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!