Como saber se meu auxílio (Bolsa Família) foi cancelado? Veja onde consultar agora mesmo

Como saber se meu auxílio foi cancelado – Quem é beneficiário de algum programa social do governo federal, sempre corre o risco de passar por uma nova análise do Ministério do Desenvolvimento Social. E, caso descumpra os critérios do programa pode, sim, ter o auxílio cancelado.

Em 2023, o governo Lula (PT) tem afirmado que está fazendo um “pente fino” nos cadastros do Bolsa Família, que é o maior programa de auxílio do país, com o objetivo de retirar a lista os cidadãos que não cumprem os requisitos de renda estabelecidos.

Então, o risco de ter o benefício cancelado é real e precisa ser levado em consideração para cumprir com as obrigações do benefício, como por exemplo manter um cadastro atualizado e sem nenhum tipo de farsa.

Abaixo, o Guia do Ex-Negativado mostra como consultar para saber se o benefício foi cancelado pelo governo federal.

Como saber se meu auxílio (Bolsa Família) foi cancelado?

Existem algumas maneiras de saber se o Bolsa Família foi cancelado. Listamos as melhores forma de consultar e o que se deve fazer em caso de cancelamento do seu cadastro no auxílio. Confira:

Verifique o extrato bancário do Caixa Tem

Se você não recebeu o depósito do Bolsa Família no dia previsto, conforme o calendário do mês em questão, é possível que seu benefício tenha sido cancelado.

Acesse o aplicativo Bolsa Família

Com o acesso usando seu CPF e a senha cadastrada no aplicativo, é possível verificar o status do seu benefício e se há alguma pendência.

Caso seja exibida alguma mensagem de suspensão ou cancelamento, também serão mostradas as razões para isso.

Solicite atendimento no CRAS

Uma hipótese é comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua casa. O CRAS também pode informar se seu benefício foi cancelado e o motivo do cancelamento.

Se você descobrir que seu benefício foi cancelado, deverá entender o motivo do cancelamento e o que pode ser feito para reverter a situação e solicitar a reativação do seu benefício.

Por que um cadastro do Bolsa Família pode ser cancelado?

As principais razões pelas quais o governo federal cancela um cadastro de algum beneficiário do Bolsa Família é por descumprimento de regras. Por exemplo:

  • A renda familiar per capita ultrapassou o limite estabelecido pelo programa, que é de R$ 218 por mês para cada pessoa da família;
  • A família não está cumprindo as condicionalidades de saúde e educação, como manutenção do cartão de vacinação em dia e presença escolar frequente em caso de criança ou adolescente na família;
  • A família deixou de atualizar o cadastro no CadÚnico. Sem novas informações da família, o governo federal se reserva o direito de cancelar um benefício;
  • A família foi identificada como beneficiária irregular no programa; ou
  • Cadastro de família unipessoal mesmo morando com mais pessoas na mesma residência.

Leia mais: Bolsa Família baixou o valor para ESSE GRUPO; nova regra reduz o benefício para alguns

Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!

Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.

Deixe um comentário