Call us now:
5 anos de inscrição no PIS – Uma das dúvidas mais recorrentes entre os trabalhadores com direito ao Abono Salarial diz a respeito de “como saber se tenho 5 anos de inscrição no PIS”. Preparemos esse guia para tirar suas dúvidas.
PIS é como o abono salarial pago para os trabalhadores da rede privada é chamado. Enquanto o PASEP é voltado exclusivamente para quem é servidor em um órgão público municipal, estadual ou federal.
O benefício é pago anualmente para quem cumprir todos os critérios estabelecidos pela lei, com o valor de até um salário mínimo para quem tiver trabalhado por 12 meses no calendário do ano-base em questão.
Atualmente, as dúvidas surgem sobre o pagamento do PIS/PASEP referente ao ano de 2021, que só será repassado em 2023.
Quem pode receber abono salarial PIS/PASEP?
É imprescindível completar todos os requisitos abaixo para ter o direito de receber o abono salarial:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos consecutivos;
- Ter recebido remuneração de até dois salários mínimos por mês no ano anterior;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base, que no caso é 2021;
- Possuir com dados informados pelo empregador no e-Social/RAIS.
Como saber se tenho 5 anos de inscrição no PIS/PASEP?
Por esta ser uma das grandes dúvidas que trabalhadores possuem, o educador financeiro e contador, Charlisson Campos, criador do canal de Youtube Doutor Equilíbrio, explicou como realizar essa contagem.
Ele explica que a contagem deve ser feita a partir do momento que a sua carteira de trabalho foi assinada pela primeira vez.
“Basicamente, você não vai contar o seu tempo de carteira assinada. Você vai contar a partir da sua primeira admissão, a partir do primeiro momento que houve a sua inscrição no PIS ou no PASEP, que foi quando você teve a sua primeira assinatura na carteira de trabalho”.
Como saber se vou receber o PIS/PASEP 2021?
Para ter a certeza de que irá receber o benefício referente ao ano de 2021, é necessário ter cumprido os critérios mostrados acima e ter tido sua inscrição no PIS até 2016.
É como explica o Doutor Equilíbrio:
“Se você assinou a sua carteira até 31 de dezembro de 2016, então você vai ter cinco anos de inscrição no PIS/PASEP de 2023 referente ao ano-base de 2021.
“’Assinei em 2016, mas não trabalhei até 2020, só fui trabalhar em 2021, tenho direito?’ Tem, porque você completou cinco anos de inscrição e trabalhou em 2021. Para quem assinou a carteira a partir de 1º de janeiro de 2017, ainda não terá cinco anos de inscrição no PIS/PASEP”.
Portanto, só vai receber o PIS/PASEP de 2021, no ano de 2023, quem teve sua carteira assinada pela primeira vez em até 2016.
Vídeo: PAGAMENTO DO PIS pra quem TRABALHOU EM 2021 será de R$ 1.302
Você pode conferir o vídeo completo, com todas as informações passadas pelo Doutor Equilíbrio, abaixo. Confira: