Como saber se tenho PIS para receber? Saiba onde consultar e o que precisa para receber

Com saber se tenho PIS? – Na semana de pagamento do abono salarial PIS/PASEP, os trabalhadores buscam informações sobre seus direitos principalmente para saberem se possuem ou não acesso a este benefício. O Guia do Ex-Negativado te explica como consultar e o que é necessário para receber.

Antes de mais nada, é fundamental saber o que é o benefício abono salarial PIS e o quais são os requisitos para receber. Sabendo dos critérios, ao consultar sua documentação já é possível saber se possui ou não direito a receber alguma quantia.

O que é abono salarial e que preciso para receber?

Abono salarial é um benefício pago anualmente pelo governo federal, sendo direcionado aos trabalhadores de carteira assinada (PIS) e aos servidores públicos (PASEP) que cumprem os critérios da Lei nº 7.798, de 11 de janeiro de 1990.

O valor do pagamento é de até um salário mínimo, mas é pago de forma proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano-base, que no atual calendário é referente a 2021.

Para receber, é necessário:

  • Ter 5 anos de inscrição no PIS de 2021 para trás;
  • Constar na RAIS/e-Social entregue pelo empregador;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias de trabalho com carteira assinada em 2021;
  • Ter recebido salário médio de até 2 salários mínimos em 2021.

Como saber se tenho PIS para receber?

Além de conferir seus direitos através dos critérios, é possível fazer consultas diretas aos canais oficiais oferecidos pelo governo federal, por métodos digitais ou telefônico.

Dá para consultar por esses canais:

Aplicativo Caixa Tem

Nesse caso, conferindo o seu extrato. Caso possua algum valor informando ser do abono salarial Pis, já poderá sacar. Vale destacar que somente quem não é correntista da Caixa recebe por este método.

Conta corrente ou poupança Caixa

Já quem possui conta corrente ou uma poupança aberta e ativa na Caixa, recebe diretamente no saldo. Portanto, é importante verificar sua conta.

Aplicativos Caixa Trabalhador e Carteira de Trabalho Digital

Nesses dois aplicativos, qualquer trabalhador pode ter acesso com seus dados de inscrição. Basta acessar e consultar a sua situação nos benefícios oferecidos pelo governo.

Telefone da Caixa Econômica Federal

Também é possível conferir sua situação através do número oficial da Caixa (0800 726 0207), para trabalhadores com carteira assinada em empresas privadas.

A ligação é gratuita e pode tirar suas dúvidas tanto com atendimento eletrônico, como também com um atendente especializado.

Ah, e se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre direitos e benefícios e, ainda, ter de graça uma opção de organizar suas finanças anotando seus gastos, é só baixar o App do Guia! É a melhor maneira de controlar suas finanças pessoais.

Acesse diariamente o App do Guia e fique sempre em dia com seus direitos e benefícios!

Deixe um comentário