Call us now:
Como se cadastrar no Cadastro Único? – Conhecida popularmente como CadÚnico, a ferramenta é utilizada pelo governo federal para a concessão de benefícios sociais e qualquer brasileiro pode buscar um cadastro, mas só serão aprovados quem estiver dentro dos requisitos.
Aqui no Guia do Ex-Negativado, explicaremos em forma de passo a passo como conseguir a inscrição no Cadastro Único. Veja abaixo e saiba o que precisa.
Quem pode se inscrever e como cadastrar no Cadastro Único
O CadÚnico é voltado para famílias que recebam até três salários mínimos como renda total ou meio salário mínimo por pessoa da família.
Entretanto, é importante ressaltar ainda que que o cadastro no CadÚnico não define a aprovação em benefícios sociais, como Bolsa Família e Vale-Gás.
Isso porque, para receber esses benefícios é necessário estar inscrito no Cadastro Único, mas cada um deles possui suas próprias regras de renda.
Passo a passo de como se cadastrar no Cadastro Único
Para conseguir se cadastrar no programa do governo federal, é necessário cumprir os passos abaixo:
- Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou a prefeitura da sua cidade. O CRAS é o órgão responsável pelo cadastramento no Cadastro Único;
- Leve os documentos necessários, que são esses:
– Documento de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, etc.) de todos os membros da família;
– CPF de todos os membros da família;
– Certidão de nascimento de crianças e adolescentes;
– Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);
– Comprovante de renda de todos os membros da família (carteira de trabalho, contracheque, extratos bancários, etc.);
– Carteira de trabalho de todos os membros da família (mesmo que não trabalhem formalmente).
- No local de atendimento (CRAS ou prefeitura), você será orientado por um profissional sobre o preenchimento do formulário do Cadastro Único;
- Durante a entrevista, responda a todas as perguntas com sinceridade e clareza, pois as informações fornecidas são importantes para determinar o acesso aos programas sociais;
- Após o preenchimento do formulário, o atendente informará os próximos passos do processo, incluindo o número de NIS (Número de Identificação Social) da família, caso a família seja aprovada, que é o código de identificação no Cadastro Único.
Com a inscrição realizada, será possível consultar a situação do seu CadÚnico pelo aplicativo, com o NIS e uma senha a ser cadastrada.
Leia também: Meu CadÚnico: NIS identifica cidadão e datas de pagamento de benefícios (saiba conferir)
Antes de terminar de ler, se você deseja um local gratuito acompanhar seus direitos para garantir sua segurança e ficar por dentro dos benefícios oferecidos. E para ajudar você nessa missão, temos uma novidade incrível: o App do Guia!
Com ele, você terá acesso diário e gratuito a dicas e notícias importantes sobre seus direitos e benefícios. Tudo na palma da sua mão! Acesse diariamente o App do Guia.