Call us now:
Conseguir se planejar para sobrar dinheiro no fim do mês é o objetivo de qualquer pessoa, mas, nem sempre é possível. Seja por gastos inesperados, problemas financeiros, ou até mesmo má gestão financeira.
Em meio a uma alta inflação no país, decorrente de uma crise econômica que vem se alastrando no país desde o início da pandemia, é grande o número de brasileiros que encontram dificuldades financeiras e não conseguem fazer com que sobre dinheiro ao fim do mês. Muitas vezes, nem sequer rende o mês inteiro.
A inflação é o motivo que faz com que os preços subam frequentemente no Brasil, principalmente no que se diz respeito à cesta básica, mas também com qualquer produto que é vendido no Brasil.
Como o salário médio dos brasileiros nem sempre é capaz de acompanhar a alta dos preços, esse é um fator que dificulta em muitos casos, mas não é o único. Como dito antes, a má gestão do dinheiro que entra e até mesmo gastos inesperados são grandes fatores, e que podem, sim, ser evitados sem causar transtornos.
Pensando nisso, o site Guia do Ex-Negativado traz hoje uma lista de dicas que vão te ajudar na busca pela conquista do dinheiro no bolso no fim do mês. Afinal, ninguém merece passar aperto nos últimos dias de todos os meses.
Veja dicas sobre como se planejar para sobrar dinheiro no fim do mês
Em geral, as dicas têm como objetivo de gerar conhecimento, pois somente com educação financeira é possível compreender o que deve ser feito e o que precisa ser evitado na gestão do seu próprio dinheiro todos os meses.
Como por exemplo:
Saiba quanto você gasta por mês
Não gaste dinheiro desordenadamente e não esconda o seu momento financeiro de você mesmo.
Isto porque é fundamental entender a realidade financeira pela qual você está passando no momento para conseguir revertê-la e sair do aperto o mais rápido que for possível.
Verifique os seus gastos mensais, listando as suas contas fixas de todos os meses e aqueles gastos extras, que variam de acordo com cada período.
Ter uma planilha para anotar seus gastos pode ser o ideal para você. O Guia do Ex-Negativado possui um aplicativo que pode te auxiliar nessa busca. Confira o vídeo no fim do texto.
Você pode atualizar seus gastos e acompanhá-los em tempo real, te dando mais flexibilidade e segurança.
Trace um planejamento de gastos de acordo com seus ganhos
Ao saber quanto você gasta ou deve gastar em um mês, é possível se organizar de acordo com o que você sabe que ganhará após determinado período de trabalho.
É importante ter em consideração os gastos que podem ser inesperados, mas, para isso, o ideal é conseguir montar uma reserva de emergência, o que requer alguns meses após a estabilização dos seus gastos perante aos seus ganhos.
Pratique economia doméstica para reduzir custos
Uma maneira de fazer com que seu dinheiro renda mais dentro de um mês é reduzindo os seus custos com serviços e produtos que do dia-a-dia.
Por exemplo, a conta de luz pode ficar mais barata realizando ações de economia, como, por exemplo, diminuir o consumo de energia com chuveiro elétrico, ar-condicionado ou qualquer aparelho que possa ter alto consumo.
No que diz respeito à conta de água, deve-se praticar o mesmo conceito. Diminua o consumo mensal mantendo a torneira fechada de forma estratégica durante a lavagem da louça, escovação dos dentes e limpeza da casa.
Por fim, você não está utilizando um serviço por assinatura? Então cancele-o. Serviços de streaming, por exemplo, são extremamente fáceis de se assinar e de cancelar. Portanto, só mantenha aqueles que estão sendo efetivamente usados. Caso contrário, é desperdício de dinheiro, já que você pode assinar novamente a qualquer momento.
Negocie suas dívidas
Um grande problema dos brasileiros é o alto endividamento. Mais de 60 milhões de pessoas possuem, pelo menos, uma dívida negativada no Brasil, segundo órgãos de proteção ao crédito, como o SPC Brasil.
É importante saber como negociar suas dívidas para não permitir que elas te deixem no aperto frequentemente, e quase sem escapatória.
Uma boa negociação é aquela na qual você pagará juros menores do que na dívida original, ou então que o valor do pagamento para quitação à vista tenha um valor bastante inferior. Assim, acabará com o problema de uma só vez. Mas, como sempre, planeje-se!
Cuidado com cartão de crédito
O cartão de crédito é uma ferramenta inestimável no mercado, pois garante flexibilidade para quem não possui dinheiro disponível para pagamentos à vista.
Mas, também pode ser uma ferramenta que irá te impedir de ter crescimento financeiro, caso não tenha controle financeiro.
Nesse caso, o maior problema está na fatura mensal. Caso todos os meses a sua fatura extrapolar, com valores que fogem da sua realidade, dificilmente conseguirá fazer dinheiro sobrar no fim do mês.
Faça de tudo para não colocar gastos desnecessários no seu cartão de crédito, como, por exemplo, lanches e almoços, e transportes. Priorize o cartão para compras que precisam ser feitas a longo prazo.
Construa uma reserva emergencial
Como dito anteriormente, uma reserva de emergência é o que poderá te salvar em momentos de extremo aperto ou para cobrir gastos inesperados que podem ocorrer a qualquer momento e para os quais é importante ter como contornar.
Para isso, é importante conciliar seus gastos a uma disciplina para guardar ao menos uma parte do valor mensal em uma conta separada, ou em um título de investimento, que é o próximo item da lista.
O que fazer quanto sobrar dinheiro?
O seu dinheiro só irá trabalhar para você se ele for aplicado em um bom título de investimento. E nos dias atuais essa é uma ação extremamente fácil.
Existem dezenas de corretoras de investimentos e bancos digitais que permitem investimentos utilizando apenas o smartphone. Portanto, é uma ideia simples e que pode ser alcançada por qualquer pessoa.
Ao investir seu dinheiro, ele estará aplicado e rendendo diariamente. Dê preferência a títulos que se sobreponham à inflação atual do país.
Por exemplo, atualmente uma boa dica de investimento está em CDB. Qualquer corretora e muitos bancos digitais emitem esse título de investimento, que, neste momento, rende 13,15% ao ano – nos títulos com remuneração com base na taxa de 100% do CDI.
O que fazer quando o dinheiro não rende na conta?
Uma conta-corrente tradicional, a qual o mercado financeiro brasileiro se acostumou por muito tempo, não possui rentabilidade integrada ao saldo. Até mesmo algumas contas digitais ainda vivem essa realidade.
Ou seja, ao manter dinheiro em uma conta que não rende, deixará de ganhar dinheiro.
Isto porque existem diversas contas digitais que fazem o dinheiro render automaticamente, assim que um depósito é feito nelas. Dê preferência à conta que mais te beneficiará.
Outra possibilidade é optar por manter seu dinheiro aplicado em um título de investimento de renda fixa, com resgate diário, como por exemplo um CDB. Nesse caso, seu dinheiro estará rendendo sem que você precise fazer mais nada, e poderá resgatá-lo sempre que quiser.