Como ser aprovado na perícia médica do INSS? Conheça 4 erros para evitar e obter aprovação

Como ser aprovado na perícia médica do INSS? Existem algumas dicas que podem aumentar suas chances de obter aprovação no procedimento previdenciário, que é necessário tanto para o pedido de auxílio-doença (por incapacidade temporária) quanto para aposentadoria por invalidez (incapacidade permanente).

Dentre estas dicas, algumas se inspiram justamente nos principais erros que impedem que os solicitantes alcancem o benefício, ainda que preencham vários requisitos para recebê-lo. Evitá-los, então, é imprescindível para obter sinal verde do perito para se tornar beneficiário do INSS.

Veja hoje, no Guia do Ex-Negativado, quais são estes erros e saiba como evitá-los. Deste modo, aumente suas chances de obter os benefícios que dependem de perícia médica e passe a recebê-los o quanto antes, sem necessidade de apresentação de recurso!

Como ser aprovado na perícia médica do INSS? Conheça os principais erros e evite-os

A perícia médica determina se há justificativa real para o pedido de benefícios que se relacionem ao estado de saúde do trabalhador. Portanto, ela serve para analisar se realmente as condições o impedem de prestar serviços para manter seu sustento.

Porém, muitas vezes o trabalhador realmente preenche os requisitos (doença incapacitante ao trabalho), mas não alcança o benefício. Isto se deve por causa de erros durante o trâmite da perícia. Afinal, existem alguns cuidados e ações que cabem ao solicitante.

Portanto, confira, abaixo, quais são os erros mais comuns e como evitá-los para ser aprovado na perícia médica do INSS.

1 – Não levar os documentos necessários

Um dos principais erros que impedem o alcance do benefício do INSS é deixar de levar os documentos que comprovem a doença no dia da perícia. São vários os documentos que podem apoiar o pedido. Por exemplo, laudo médico, atestados, receitas e exames.

Por mais que na solicitação de auxílio haja a apresentação de atestados que comprovem o afastamento do trabalhador das atividades por mais de 15 dias, por orientação médica, eles devem ser complementados com outros documentos. Desse modo, lembre-se de apresentar uma documentação completa ao realizar a perícia.

2 – Mentir na perícia

Outro motivo que impede o alcance do benefício e o trabalhador de ser aprovado na perícia médica do INSS é se valer de mentiras durante os atos periciais. Afinal, se existem documentos que comprovem a condição de saúde incapacitante, não há motivos para mentiras.

Aliás, saiba que ao mentir você pode colocar em dúvida até mesmo os demais indícios de incapacidade, como documentos e sintomas. Portanto, não exagere e nem tente forçar a situação, pois isso pode impedir o alcance de benefícios.

3 – Não falar o suficiente

Você não deve mentir, mas também não deve deixar de falar sobre sua condição de saúde durante a perícia médica do INSS para ser aprovado. Afinal, o perito colhe inúmeras informações; enquanto algumas são documentais, outras são ditas pelo próprio trabalhador e possuem respaldo nos documentos.

4 – Confundir doença e incapacidade

Por fim, muitas pessoas não obtém aprovação na perícia médica justamente porque confundem doença e incapacidade. A primeira leva à segunda, mas o contrário não é verdadeiro. Assim, lembre-se de que o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez dependem da situação incapacitante de trabalhar, e não apenas da presença de uma doença.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress