Confira quem tem direito ao adicional de insalubridade, quando ele é pago e outros detalhes

04/11/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

O direito ao adicional de insalubridade é garantido a uma série de trabalhadores. Veja quais são eles e como funciona o pagamento.

Publicidade

O direito ao adicional de insalubridade é garantido a uma série de categorias profissionais que trabalham em exposição aos agentes insalubres.

Acompanhe o Guia do Ex-Negativado para entender como essa bonificação funciona. Confira quem tem direito, quando o pagamento é cessado e os valores pagos.

O que é adicional de insalubridade?

Essa é uma bonificação que é paga ao trabalhador que presta serviços em exposição a condições insalubres. Ou seja, que ofereçam risco à saúde, ainda que em longo prazo.

Portanto, é uma forma de compensar o empregado. O bônus é pago pelo empregador, pois cabe a ele assumir o risco pelas atividades do negócio.

Quem tem direito ao adicional de insalubridade?

Todos os trabalhadores que prestem serviços em exposição a agentes nocivos à saúde. Nesse caso, a exposição deve ocorrer acima dos limites previstos pelo Ministério do Trabalho.

Dentre estas atividades estão aquelas que expõem o trabalhador a:

  • Agentes químicos;
  • Ruídos;
  • Frio ou calor intenso;
  • Riscos biológicos etc.

Desse modo, têm direito ao adicional de insalubridade os trabalhadores que prestem atividades em contato com caldeiras, câmaras frias, assim como a agentes biológicos (como é o caso do lixo ou de laboratórios).

Quem usa EPI recebe bônus de insalubridade?

Depende. O pagamento ocorre sempre que o trabalhador estiver exposto aos agentes insalubres durante a execução de suas atividades profissionais.

Contudo, caso o equipamento de proteção individual (EPI) o proteja de forma a evitar completamente o contato com o agente, ele perde o direito ao adicional de insalubridade.

Por outro lado, cabe ressaltar que o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) é de que o EPI não elimina de forma completa os efeitos nocivos à saúde do trabalhador.

Veja situações em que o trabalhador perde o direito ao adicional de insalubridade

Além das situações em que o EPI é suficiente para proteger o trabalhador dos agentes insalubres, existem outras que levam à perda do benefício.

Por exemplo, quando não houver mais contato com esses agentes. Isto é, quando ele for cessado. Também, quando houver mudança de cargo dentro da empresa.

O pagamento do adicional, portanto, ocorre apenas durante a duração da exposição aos agentes insalubres.

Direito ao adicional de insalubridade
Direito ao adicional de insalubridade / Fonte: Canva Pro

Qual é o valor da bonificação de insalubridade?

O valor que decorre do direito ao adicional de insalubridade depende do grau de exposição aos agentes insalubres. Veja a relação:

  • Exposição máxima: 40% de adicional;
  • Média: 20%;
  • Baixa: 10%.

Cabe ressaltar, todavia, que essa porcentagem se aplica sobre o salário-mínimo da região, e não necessariamente sobre a remuneração do trabalhador.

Tenho direito a receber adicional por periculosidade e insalubridade ao mesmo tempo?

Não, pois a lei impede o acúmulo destes benefícios. Portanto, quem trabalhar em condição perigosa e insalubre deve escolher entre um ou outro adicional.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça