Call us now:
Você sabia que há diferenças entre o Consumidor Positivo e o Serasa? Embora os serviços e dados de ambos tenha relação, não coincidem e se tratam de coisas distintas. É sobre isso que falaremos aqui no Guia do Ex-Negativado.
Ambos são importantes para os consumidores. Afinal, possuem informações relevantes sobre o histórico de consumo e de pagamentos. Aliás, ambos impactam na concessão de crédito.
Por isso, conheça hoje as diferenças entre o Consumidor Positivo e o Serasa. Desse modo, saiba quais são os dados relevantes para cada um e seus respectivos impactos.
O que é Serasa?
Para entender quais são as diferenças entre o Consumidor Positivo e o Serasa é imprescindível entender como cada um deles funciona. Por isso, comecemos pelo Serasa.
Este é o nome de um dos principais birôs de crédito no Brasil. Com o nome completo de “Serasa Experian”, ele serve para a consulta de crédito.
O órgão surgiu de uma parceria entre a Assobesp (Associação de Bancos do Estado de São Paulo) e a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).
Com atuação em todo o Brasil, o órgão tem acesso a dados de bancos e instituições financeiras. Com isso, possui registros de quem está com as contas em dia e quem está endividado.
Quando há uma dívida com um banco, esta instituição pode informar o fato ao Serasa que, por sua vez, promove a negativação do nome. Isso, todavia, somente pode ocorrer após a notificação do devedor.
O que é Consumidor Positivo?
Um banco de dados que determina o score de cada consumidor. Isto é, ele analisa quais são os hábitos financeiros, o cumprimento de obrigações referentes a finanças e as negativações de nome.
Com todos esses dados, define uma pontuação que cabe a cada consumidor e que demonstra se ele apresenta risco na concessão de crédito ou não.
O Consumidor Positivo pertence ao Boa Vista SCPC, que é semelhante ao Serasa. Afinal, o SCPC também reúne dados de consumo e cumprimento de obrigações financeiras.
Contudo, o SCPC obtém tais informações com lojistas credenciados, e não com bancos, como é o caso do Serasa.
Então, quais são as diferenças entre o Consumidor Positivo e o Serasa?
Enquanto o Consumidor Positivo é um programa do birô SCPC para a determinação do score de cada cidadão, o Serasa também é um birô que, por sua vez, possui seu próprio programa de score.
Portanto, o SCPC é o órgão que reúne dados de consumo com lojistas. A partir disso, cria perfis e pontuações para cada consumidor. Essa pontuação é o score do Consumidor Positivo.
Por outro lado, o Serasa também é um birô. Ele reúne dados com bancos, que informam sobre suas relações com consumidores. A partir desse dado há o Cadastro Positivo, que é o score do Serasa.