Consórcio de carros usados – Uma das formas mais comuns de adquirir bens móveis ou imóveis no Brasil é por meio de um parcelamento. O tema atrai interessados, ao mesmo tempo que deixa dúvidas no ar.
Por exemplo, existe alguma diferença entre consórcio de carros novos e de carros usados? Como funciona o lance no consórcio? E depois de quanto tempo vou conseguir comprar o meu veículo após entrar em um grupo?
São dúvidas comuns de qualquer pessoa que se interessa por essa forma de parcelamento. O Guia do Ex-Negativado te mostra com detalhes os principais pontos de um consórcio. Confira e fique por dentro!
O que é um consórcio de carros usados e como funciona o lance
Um consórcio é uma modalidade de compra em grupo na qual os participantes se unem para adquirir um veículo usado por meio de um sistema de autofinanciamento.
Mensalmente, cada participante do grupo paga a parcela combinada em contrato, elevando o valor do fundo e permitindo, assim, que cada um consiga receber a carta de crédito contratada e possa adquirir o bem desejado.
Por funcionar como um autofinanciamento, significa dizer que os próprios participantes são os responsáveis por levantarem o dinheiro necessário para o crédito desejado, por meio de uma instituição financeira que atua como administradora do fundo, visando cobrir possíveis prejuízos e cobrar os atrasados.
Além disso, todos os meses são realizados sorteios pela administradora para contemplar um dos participantes com a carta de crédito.
Para não ficar por último ou desejar receber a sua carta rapidamente, outra possibilidade existente é por meio de um lance em dinheiro que pode te colocar em vantagem.
Leia mais: Saiba como ganhar dinheiro com consórcio sem precisar comprar o veículo
Consórcio de carros usados: como funciona o lance? Vale a pena?
Primeiramente, um consórcio para comprar um carro novo ou usado não tem nenhuma diferença.
Isso porque, o que será adquirido é uma carta de crédito no valor contratado, podendo ser usada para comprar qualquer automóvel (de acordo com o preço).
Como funciona o lance
A opção de dar lances tem o objetivo de aumentar as chances de contemplação.
Os participantes podem ofertar um valor maior do que o estipulado para a parcela mensal, competindo entre si.
O lance vencedor é aquele de maior valor, dentro de um limite previamente estabelecido pelo banco administrador do consórcio.
Portanto, caso o seu lance financeiro seja o maior entre todos os participantes do grupo, será o escolhido para ganhar a carta de crédito sem precisar participar de algum sorteio.
Como usar o crédito do consórcio após fazer um lance
Uma vez contemplado, o participante do grupo receberá a carta de crédito correspondente ao valor previamente estabelecido.
O crédito pode ser usado para comprar veículos usados, à vista, em concessionárias ou até mesmo em negociações particulares, caso o vendedor aceite-a como forma de pagamento.
Com esse crédito em mãos, você poderá utilizar para adquirir um carro usado de sua escolha, de acordo com as condições definidas pelo consórcio.
Em geral, a carta de crédito tem valor definido com base no preço médio de um veículo específico, levando em consideração a Tabela FIPE.
Porém, não é obrigatório adquirir o veículo que consta na carta, pois serve apenas como referência para o valor do crédito contratado.
Apesar de o veículo ser pago à vista com a carta de crédito, será necessário continuar pagando as parcelas do consórcio até o fim do contrato.
Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.
E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! É só clicar aqui e baixar grátis!