,

Depois de atualizar o Bolsa Família, em quanto tempo recebo? Governo explica demora

10/09/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Depois de atualizar o Bolsa Família quanto tempo recebo? Saiba quanto irá esperar para voltar a receber o benefício.

Publicidade

Depois de atualizar o Bolsa Família, em quanto tempo recebo? – O governo federal tem feito mudanças na base de beneficiários do programa social mais importante do país, removendo cadastros que supostamente não têm direito ao benefício para abrir espaço para outras pessoas.

Dessa forma, são muitos os cadastros que estão sendo suspensos preventivamente enquanto o Ministério do Desenvolvimento Social aguarda pela atualização cadastral para verificar se podem ou não retornar ao quadro de beneficiários.

Nesse caso, como fazer para atualizar e quanto tempo recebo novamente o Bolsa Família depois de atualizar o cadastro? São dúvidas que o Guia do Ex-Negativado responde a partir de agora!

Como atualizar o cadastro do Bolsa Família?

O cadastro para receber o benefício é o mesmo do CadÚnico. Sendo assim, a atualização deve ser feita diretamente na inscrição do Cadastro Único do governo federal.

Para isso, o responsável familiar deverá comparecer a um CRAS ou centro de atendimento que presta o serviço em sua cidade e realizar as alterações necessárias.

Informe se houve mudança de renda, no número de residentes na casa e os demais esclarecimentos que forem solicitados.

Vale destacar que atualizar o Bolsa Família é uma ação necessária não só para quem teve o cadastro suspenso, mas também para quem teve alguma alteração de renda ou na composição familiar e precisa relatar ao governo.

Leia mais: “Ocorreu um erro ao verificar a situação do seu benefício” (Bolsa Família)? Saiba o que fazer

Depois de atualizar o Bolsa Família quanto tempo recebo?

Para os cadastros suspenso, após realizar a atualização será necessário aguardar um período médio entre 45 a 60 dias, geralmente voltando ao benefício depois de dois meses.

O motivo da demora, segundo o governo, é por conta do pente-fino que está sendo realizado desde o início do ano na lista de beneficiários.

Por exemplo, somente em abril foram 1,2 milhão de cadastros bloqueados, enquanto houve um pouco mais de 100 mil pessoas que entraram para o grupo.

Leia mais:

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça