Consulta do salário-maternidade do INSS: Faça sem sair de casa

23/08/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Aprenda como fazer a consulta do salário-maternidade do INSS de três formas diferentes, sem sair de casa e sem perder tempo!

Publicidade

Após requerer benefícios previdenciários é possível acompanhá-los sem sair de casa. Então veja hoje, 23 de agosto, confira como fazer a consulta do salário-maternidade do INSS pelo CPF, aqui no Guia do Ex-Negativado. São três formas diferentes de consultá-lo, todas fáceis e rápidas.

Conforme a lei, o INSS tem prazo de 30 dias após o pedido para concluir a análise da solicitação do salário-maternidade. Para os demais benefícios previdenciários o prazo é maior, podendo chegar a 90 dias.

O pagamento do salário-maternidade se dá por 4 meses e ocorre após o nascimento ou adoção de filhos. Desde 2012 há o reconhecimento de que ele pode ser pago tanto a mulheres quanto a homens segurados do INSS, porém apenas uma pessoa do casal pode requerê-lo.

Aprenda a fazer a consulta do salário-maternidade do INSS de forma rápida e sem sair de casa

Todas as opções que listamos acima permitem o acompanhamento de pedidos do INSS. Aliás, elas não servem apenas para consultas ao benefício de maternidade. Afinal, também se aplicam para outras solicitações, como de aposentadoria ou pensão por morte.

Pelo aplicativo Meu INSS

O Meu INSS é o canal de atendimento online para uso no celular. Ele é compatível com celulares Android e iOS e seu funcionamento é bem simples e intuitivo.

Para fazer a consulta do salário-maternidade do INSS pelo app, siga esses passos:

  • Acesse o aplicativo e clique em “Entrar”;
  • Logo depois, informe o seu CPF e a senha;
  • Então, na página inicial, clique em “Requerimentos e Agendamentos”;
  • Ali, clique sobre o número do pedido do salário-maternidade e confira se já houve a aprovação ou, então, se ainda está em análise.

Como consultar benefício pelo site

A consulta do salário-maternidade do INSS pelo site é bem semelhante à alternativa acima, do aplicativo. Afinal, é como se o app fosse uma versão do site para celulares.

Portanto, basta acessar o site Meu INSS. Logo depois, faça login com o número do CPF e a senha de cadastro no canal. Em seguida, na página inicial, acesse “Requerimentos e Agendamentos” e confira o status do pedido.

Consulta do salário-maternidade do INSS pela Central de Atendimento 135

Por fim, a última possibilidade de fazer a consulta ao benefício previdenciário é pelo atendimento telefônico. Ele se dá pela central 135, para quem a ligação é gratuita.

O atendimento ocorre de segunda-feira a sábado entre 7h e 22h. Assim, para usufruir dele basta ligar para o número e seguir as instruções da ligação.

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça