Contrato de aluguel pode não sofrer alterações por conta do índice IGP-M

03/05/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A “inflação do aluguel” pode não sofrer alteração com o impacto do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M).

Publicidade

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) pode não influenciar no aumento dos valores para os contratos de aluguel. Principalmente para os contratos com alteração para os meses após maio, a chamada “inflação do aluguel” após uma queda no mês anterior pode alterar as atualizações de contrato e os valores referentes aos próximos meses, conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mudança no cenário de aluguel

Os dados da FGV divulgaram os resultados referente ao índice, tem relação com o acúmulo de deflação de 12 meses. As porcentagens tanto dos meses de acúmulo quanto anual ficaram entre 2,17% e 0,75% respectivamente.

Porém, a correção do aluguel, só será aplicado para os próximos meses. O reajuste não será contabilizado para os contratos de locação com alterações para o mês de maio. Isso porque, em sua maioria, os contratos já possuem uma cláusula para aplicação positiva do IGP-M.

De acordo com a legislação atual, essa oscilação também não pode afetar no valor do câmbio da moeda estrangeira, assim como também não pode interferir no salário mínimo.

Índice e o parâmetro para a correlação contratual

O IGP-M avalia os gastos relacionados com as áreas de construção civil e os valores atribuídos a matéria-prima, como também, os preços para indústria, agropecuária, bem e serviços, alimentação, entre outros. A sua divulgação ocorre normalmente no mês de referência e por esse motivo ele é utilizado para a correção contratual.

Ele também sofre influência de dois outros índices: 60% do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), 30% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e 10% do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Segundo André Braz, coordenador do índice pela FGV, no setor de agricultura e alimentos a oscilação e queda de commodities coo a soja, por exemplo, pode ser uma das explicações para a desaceleração atual. Como aconteceu em 2021, com os choques produtivos globais, o IGP-M chegou a 37,04%.

Fonte: Estadão.

Avatar de Rachel Koerich

Criadora de conteúdo em textos para campanhas de marketing digital das empresas, no que inclui serviços como: elaboração de artigos otimizados em SEO para fins de melhora no posicionamento orgânico no Google. Revisões, e-mail marketing, criação de ebooks, material didático e institucional, press releases, catálogos, módulos, house organs, entre outros. Estudo e aperfeiçoamento de escrita no padrão UX.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça