Com os avanços tecnológicos, diversas formas de vendas online surgiram facilitando a comercialização para outros países. Embora o acesso a mercados mundiais seja mais fácil atualmente, os especialistas apontam algumas orientações importantes para seguir as normas legais e obter bom resultado.
Projeções para o mercado
Os dados de projeção do mercado internacional, divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABcomm), é que em 2023 o comércio eletrônico nacional alcance os valores de R$ 185,7 bilhões, com a possibilidade de chegar a 395,1 milhões.
Quanto ao número de consumidores a projeção é de 87,8 milhões.
Nesse sentido, cada vendedor pode escolher qual a melhor forma de oferecer o seu produto nesse mercado, seja em plataformas próprias ou as de markerplace. No entanto, é fundamentalmente importante saber onde se está pisando.
Preparação para mercado
A capacitação é fundamental para aproveitar todas as possibilidades do mercado internacional. Por isso, investir em treinamentos possibilita a compreensão do funcionamento dos sites de venda.
Outro ponto importante é o entendimento de mercado ampliado. Nils Strandberg, cofundador da B2GO, afirma que o incentivo a vendas de produtos brasileiros para os mercados mundiais é a possibilidade de expandir o mercado para os consumidores nos 190 países.
O processo de planejamento é crucial para o bom desempenho nesse mercado. Pois, é necessário o entendimento das tributações e as normas de segurança aplicadas em cada país.
Tudo isso, considerando a capacidade produtiva da organização e as alterações ao longo do tempo.
A forma de transporte também deve ser planejada a fim de oferecer diferentes operadores e fluxos para que os produtos sejam entregues dentro do previsto aos consumidores.
Saber o melhor momento para investir em determinado mercado e como será a busca pelos produtos considerando a concorrência e os custos aplicados a ele, também é muito importante.
Empresa oferece curso gratuito
A empresa B2GO oferece um curso gratuito de três meses para as empresas interessadas em conhecer um pouco mais sobre os passos no mercado global.
Para participar do projeto, serão selecionadas 50 empresas que já possuam experiência em vendas online.
Fonte: Estadão