Corte no Bolsa Família atinge 1,7 milhão de pessoas no Governo Lula

Corte no Bolsa Família – Após o governo Lula (PT) completar um ano e um mês, os números do Bolsa Família apontam para um corte real de mais de 1,7 milhão de pessoas.

Todos esses antigos beneficiários pararam de receber o auxílio social do Governo Federal por motivos semelhantes, sendo que a maioria deles não tem mais direito a receber o benefício pago mensalmente.

A justificativa do Governo é de que todos os beneficiários removidos do cadastro do Bolsa Família estão em situação irregular.

Mas qual é o motivo da irregularidade? E essas pessoas poderão retornar à lista mais tarde? É o que o Guia do Ex-Negativado explica neste texto!

Saiba também: Como sacar o Bolsa Família na lotérica sem usar o cartão

Corte de 1,7 milhão de pessoas no Bolsa Família é verdade?

Sim. É fato que 1,7 milhão de famílias foram removidas da lista de beneficiários do Bolsa Família entre os meses de janeiro de 2023 a janeiro de 2024.

Como dito antes, todas elas possuem uma característica em comum: são famílias unipessoais.

Isto é, são cadastros de famílias de uma pessoa só – pessoas que no ato do cadastro afirmaram que vivem sozinhas.

Já o motivo para o cancelamento desses cadastros é que essas pessoas afirmaram morar só e, a verdade, segundo o governo, é que isso não ocorre.

Desde o início da sua terceira gestão, o presidente Lula tem feito questão de revisões periódicas e rígidas quanto a pessoas que recebem benefícios sociais indevidamente.

A explosão de cadastros unipessoais no Bolsa Família aconteceu em 2022, no último ano da gestão Bolsonaro (PL), quando o então Auxílio Brasil registrou 3,6 milhões de famílias de uma pessoa só.

Segundo o governo Lula, a maioria dessas foi registrada de maneira incorreta, pois levavam vantagem ao se cadastrarem individualmente, o que permitia até que pessoas da mesma casa recebessem de maneira separada o benefício.

Vale ressaltar ainda, que este não é o único motivo de suspensão de cadastros no programa social, mas é um dos que mais retiram pessoas da lista.

Continue lendo? Pente fino no Bolsa Família: beneficiários de SP, BA e RJ lideram cortes do benefício

Quem recebe Bolsa Família não pode morar só?

Não exatamente. O programa social do Governo Federal aceita, sim, beneficiários que morem sozinhos em suas casas.

No entanto, é necessário que a averiguação cadastral por parte do Ministério do Desenvolvimento Social confirme que, de fato, essa pessoa reside sozinha e não apenas se cadastrou como uma família individual.

Para não perder o benefício, é fundamental manter o cadastro do Bolsa Família do CadÚnico devidamente atualizados.

É importante ressaltar ainda, que a cada 24 meses todas as famílias devem atualizar obrigatoriamente suas informações no Cadastro Único.

Leia também: Empréstimo Bolsa Família: quando vai ser liberado? Pergunta é comum entre beneficiários

Deixe um comentário