Corte no Bolsa Família atinge 1,7 milhão de pessoas no Governo Lula

05/02/2024

0
FavoritarFavoritar artigo0

O corte no Bolsa Família atingiu 1,7 milhões de beneficiários. Saiba agora o motivo e como o beneficiário pode retornar à lista.

Publicidade

Corte no Bolsa Família – Após o governo Lula (PT) completar um ano e um mês, os números do Bolsa Família apontam para um corte real de mais de 1,7 milhão de pessoas.

Todos esses antigos beneficiários pararam de receber o auxílio social do Governo Federal por motivos semelhantes, sendo que a maioria deles não tem mais direito a receber o benefício pago mensalmente.

A justificativa do Governo é de que todos os beneficiários removidos do cadastro do Bolsa Família estão em situação irregular.

Mas qual é o motivo da irregularidade? E essas pessoas poderão retornar à lista mais tarde? É o que o Guia do Ex-Negativado explica neste texto!

Saiba também: Como sacar o Bolsa Família na lotérica sem usar o cartão

Corte de 1,7 milhão de pessoas no Bolsa Família é verdade?

Sim. É fato que 1,7 milhão de famílias foram removidas da lista de beneficiários do Bolsa Família entre os meses de janeiro de 2023 a janeiro de 2024.

Como dito antes, todas elas possuem uma característica em comum: são famílias unipessoais.

Isto é, são cadastros de famílias de uma pessoa só – pessoas que no ato do cadastro afirmaram que vivem sozinhas.

Já o motivo para o cancelamento desses cadastros é que essas pessoas afirmaram morar só e, a verdade, segundo o governo, é que isso não ocorre.

Desde o início da sua terceira gestão, o presidente Lula tem feito questão de revisões periódicas e rígidas quanto a pessoas que recebem benefícios sociais indevidamente.

A explosão de cadastros unipessoais no Bolsa Família aconteceu em 2022, no último ano da gestão Bolsonaro (PL), quando o então Auxílio Brasil registrou 3,6 milhões de famílias de uma pessoa só.

Segundo o governo Lula, a maioria dessas foi registrada de maneira incorreta, pois levavam vantagem ao se cadastrarem individualmente, o que permitia até que pessoas da mesma casa recebessem de maneira separada o benefício.

Vale ressaltar ainda, que este não é o único motivo de suspensão de cadastros no programa social, mas é um dos que mais retiram pessoas da lista.

Continue lendo? Pente fino no Bolsa Família: beneficiários de SP, BA e RJ lideram cortes do benefício

Quem recebe Bolsa Família não pode morar só?

Não exatamente. O programa social do Governo Federal aceita, sim, beneficiários que morem sozinhos em suas casas.

No entanto, é necessário que a averiguação cadastral por parte do Ministério do Desenvolvimento Social confirme que, de fato, essa pessoa reside sozinha e não apenas se cadastrou como uma família individual.

Para não perder o benefício, é fundamental manter o cadastro do Bolsa Família do CadÚnico devidamente atualizados.

É importante ressaltar ainda, que a cada 24 meses todas as famílias devem atualizar obrigatoriamente suas informações no Cadastro Único.

Leia também: Empréstimo Bolsa Família: quando vai ser liberado? Pergunta é comum entre beneficiários

Avatar de Victor Freitas

Jornalista com especialização em “técnicas de SEO”, pela Universidade Rock Content; também com cursos concluídos na área de economia e finanças na FGV, como os seguintes: “Como fazer Investimentos 1 e 2”, “Como gastar conscientemente” e “Como organizar o orçamento familiar”. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Contato profissional: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

CPF bloqueado por dívida: É possível? Como saber se tenho direito ao PIS? Como saber se meu título de eleitor está regular? Consultar CNIS pelo CPF O que é carta de crédito Financiar veículo pelo CNPJ MEI Auxílio Natalidade CRAS Se eu excluir a Caixinha do Nubank o dinheiro volta? Saque de benefício após falecimento Onde cai o saque-aniversário Saldo bloqueado Caixa Tem Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa