Revisão da vida toda no STF: decisão favorável aos beneficiários pode elevar valores recebidos

07/12/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Na última semana o STF julgou a revisão da vida toda do INSS e decidiu favoravelmente aos aposentados. Veja quando a decisão entra em vigor.

Publicidade

O julgamento da revisão da vida toda no STF ocorreu na última semana e foi favorável aos aposentados e pensionistas do INSS. Com ela, alguns beneficiários da Previdência terão direito a valores maiores.

Para saber como funciona a decisão, quando ela entra em vigor e quem será beneficiado por ela, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Assim, fique por dentro das novidades do INSS!

A decisão sobre a revisão da vida toda no STF já está valendo?

Ainda não. Apesar da decisão ter sido favorável aos beneficiários do INSS, ela não entrou em vigor. Afinal, sequer foi publicada. Portanto, somente depois que isso ocorrer e a decisão transitar em julgado é que ela poderá ser colocada em prática.

Quem pode se beneficiar pela decisão da revisão da vida toda do STF?

A decisão do Supremo Tribunal Federal pode beneficiar tanto aposentados quanto pensionistas ou, ainda, quem recebe auxílio-doença ou acidente.

Contudo, para isso é necessário que o beneficiário se enquadre em outras regras. Por exemplo, somente quem passou a receber valores do INSS nos últimos 10 anos pode requerer a revisão.

Além disso, é necessário que o beneficiário tenha feito contribuições ao INSS antes de 1994. Igualmente, essas contribuições devem ser em valor maior do que aquelas feitas após abril de 1994.

Por outro lado, não há necessidade de que o beneficiário já tenha entrado com uma ação na Justiça contra o INSS. Isso pode ser feito agora.

A decisão do STF sobre a revisão da vida toda tem validade para todos os processos que já tramitam ou para as futuras ações que digam respeito sobre o assunto. Isso, é claro, desde que haja o preenchimento das regras acima dispostas.

Porém, ela somente terá repercussão geral sobre os demais processos (independentemente da instância em que estejam) após sua publicação e trânsito em julgado.

Entre para o grupo VIP do Guia do Ex-Negativado e receba dicas para melhorar sua relação com o dinheiro. Tenha ainda novidades, promoções e muito mais! 

Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso grupo VIP no Whatsapp!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça