Desconto de vale-transporte no salário: saiba como funciona e tire suas dúvidas

11/10/2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba como funciona o desconto de vale-transporte no salário, quem tem direito ao VT, o valor máximo descontado e mais! Tire suas dúvidas.

Publicidade

Percebeu desconto de vale-transporte no salário e ficou em dúvida sobre a prática? Pois hoje é a sua chance de entender como esse benefício funciona. Tire suas dúvidas e fique por dentro!

O que é vale-transporte (VT)?

Ele é o auxílio pago pelo empregador ao trabalhador para custear o valor das passagens de transporte público necessárias para o trajeto entre seu lar e o local de trabalho.

Como é o pagamento do vale-transporte?

O benefício é pago de forma antecipada. Ou seja, enquanto o pagamento do salário ocorre após a prestação de serviços, a do VT se dá antes dela.

Quem tem direito ao VT?

Todos os trabalhadores que façam uso de transporte público para se deslocar, diariamente, até o local de trabalho.

Existe distância mínima entre a casa e o local de trabalho para ter direito ao VT?

Não. A lei não estabelece distância mínima. Uma vez que o trabalhador faça uso do transporte público para ir ao trabalho, tem direito ao VT.

Como funciona o desconto de vale-transporte?

A lei permite que o empregador desconte, do salário do trabalhador, parte do valor que ele investe para pagamento do VT.

Portanto, saiba que sim, o desconto é legal e o empregador tem autorização para fazê-lo.

Por isso, ao se deparar com o desconto do valor no seu holerite, não se preocupe. Essa é a cota de coparticipação do trabalhador no custeamento do VT.

Desconto de vale-transporte
Desconto de vale-transporte no salário; Como funciona? Tire suas dúvidas – Foto: Canva

Qual é o valor máximo de desconto de vale-transporte?

A lei permite que o empregador desconte do salário do trabalhador um valor para fins de custeamento do VT.

Segundo ela, o valor de desconto deve ser de até 6% do valor do salário-base do trabalhador, de modo proporcional aos valores gastos pela empresa para fins de transporte.

Assim, quem recebe salário-mínimo pode ter até R$ 72,72 de desconto de vale-transporte, mensalmente.

O que acontece com o VT dos dias em que o trabalhador não comparece ao trabalho?

O pagamento de vale-transporte é exclusivo para o deslocamento do trabalhador até o local ser serviço.

Ele é pago proporcionalmente ao número de dias em que o trabalhador presta serviços dentro de um mês.

Portanto, se o trabalhador recebe VT (pago de modo antecipado) e não comparece ao trabalho, o empregador pode fazer o desconto do vale-transporte.

Nesse caso, ele descontará do salário o valor dos VT referentes aos dias em que o trabalhador não compareceu ao trabalho.

Isso, aliás, acontece mesmo que o cidadão apresente atestado médico que justifique a falta ao trabalho.

Cartão ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO: veja como CONSULTAR SALDO e se é possível sacar dinheiro

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça