Descubra como conseguir nota fiscal antiga em poucos passos simples

30/03/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Veja como conseguir nota fiscal antiga e tenha acesso aos documentos necessários para solicitar a dedução no imposto de renda em 2023!

Publicidade

Como conseguir nota fiscal antiga? Se você precisa de algum documento fiscal decorrente de compra ou contratação de serviços, mas a extraviou, saiba que existem modos de recuperá-la.

Para isso, siga as dicas que o Guia do Ex-Negativado reuniu para você. Com elas, recupere as notas fiscais e tenha todos os documentos dos quais necessita em mãos.

Como conseguir nota fiscal antiga?

As notas fiscais são documentos que ajudam a Receita Federal a controlar eventuais sonegações de impostos pelas empresas. A partir delas é possível identificar transações financeiras que demandam declaração e recolhimento de impostos.

Além disso, elas também podem ser úteis ao consumidor, especialmente para fins de dedução do imposto de renda. Afinal, o gasto com serviços como de educação e saúde permite a redução no valor de impostos que o contribuinte deve recolher.

Mas o que fazer quando o contribuinte perdeu os documentos que comprovavam estes gastos? Neste caso, é preciso conseguir a nota fiscal antiga. Veja alguns modos de fazê-lo.

Site da Secretaria da Fazenda

Uma das formas de recuperar as suas notas fiscais é pelo site da Secretaria da Fazenda. Neste caso, contudo, você precisa ter em mãos a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. Ela corresponde a um número com 44 dígitos.

Caso você tenha acesso a essa informação, basta seguir este passo a passo para conseguir uma nota fiscal antiga:

  • Acesse o site de Nota Fiscal Eletrônica da Sefaz;
  • Logo depois, clique em “Consultar NF-e completa”;
  • Digite os 44 dígitos da chave de acesso e clique em “Não sou um robô” > “Continuar”;
  • Clique em “preparar documento para impressão”, clique no ícone da impressora e, por fim, em “Salvar como PDF”. Pronto!

Como conseguir a nota fiscal com o emissor

Outra maneira de recuperar um documento fiscal é entrando em contato com quem o emitiu. Assim, é possível que ele ainda tenha este registro e lhe conceda a segunda via. Contudo, vale ressaltar que não há uma obrigação de que o comércio ou prestador de serviços emita a documentação.

E a DANFE? Vale como nota fiscal?

Não. A DANFE é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Ela funciona como um registro gráfico da nota, mas não possui valor para fins de declaração de imposto de renda, por exemplo.

Apesar disso, caso você tenha acesso a ela (consulte seu e-mail) é possível acessar, também, a chave da nota fiscal e os 44 dígitos para uma emissão digital no site da Sefaz.

Para mais dicas e informações que facilitam o seu dia a dia, conte com o App do Guia. O aplicativo é gratuito e traz notícias quentinhas para garantir seu acesso aos seus direitos e benefícios!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça