Desenrola Brasil: como participar do programa de limpa nome do governo? Entenda já

Desenrola Brasil como participar – O programa criado pelo governo federal em 2023 está oficialmente lançado e depende de ajustes para ser aberto para adesão dos cidadãos com dívidas ativas em empresas privadas.

Desenvolvido pelo governo Lula (PT), através do Ministério da Fazenda, o programa promete chegar a 40 milhões de brasileiros que possuem alguma dívida negativada em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Mas como participar do programa ainda deixa dúvidas entre os próprios cidadãos que fazem parte do público-alvo da ação. O Guia do Ex-Negativado explica com detalhes abaixo. Confira!

Desenrola Brasil: como participar do programa?

Como destacado anteriormente, o programa está em fase final de desenvolvimento, especialmente pelo fato de o governo estar buscando adesão do maior número possível de credores.

Sendo assim, neste final de junho de 2023 ainda não é possível contratar o programa, uma vez que sua plataforma ainda não foi lançada.

Segundo o Ministério da Fazenda, que tem Fernando Haddad (PT) à frente da pasta, o programa estará disponível apenas em julho.

No entanto, assim que o programa for lançado, a operação poderá ser realizada diretamente por meio de um aplicativo que será lançado pelo público.

Quanto ao pagamento, serão oferecidas opções como Pix, débito automático e boleto bancário, com a possibilidade de pagamento à vista ou em parcelas, proporcionando maior flexibilidade para negociação por parte dos consumidores.

Quem poderá participar?

Agora que você já sabe como o programa funcionará, é importante saber se estará apto a participar.

O Desenrola Brasil será voltado para o público que ganha até dois salários mínimos por mês e que possuam dívidas negativas de até R$ 5 mil.

O que fazer para ficar apto a participar do programa Desenrola Brasil?

Como se trata de um programa criado pelo governo federal, o que se deve fazer é ter uma conta gov.br ativa e sua situação junto à Receita Federal sem nenhum tipo de restrição.

Isso quer dizer que cidadãos pendências, como atraso ou erro na declaração de Imposto de Renda, que gerarem restrições na Receita, ou por exemplo não ter justificado a ausência nas últimas eleições, não poderão participar do programa.

A ideia é de atender ao público com restrição apenas como consumidor (com nome sujo na praça), desde que o CPF esteja regular na Receita Federal.

Leia também: Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil dizem sim ao Desenrola; Caixa ainda avalia

Ah, e antes de terminar, se você deseja um local gratuito e seguro para anotar seus gastos e organizar suas finanças pessoais, o App do Guia é a solução. Baixe o app e tenha em suas mãos a possibilidade controlar seu dinheiro com inteligência.

E tem mais, nele você encontra dicas de renda extra, tudo sobre direitos e benefícios e muito mais! Clique aqui e baixe gratuitamente o nosso App do Guia!

Deixe um comentário