Desperdício no Brasil: 82% dos brasileiros jogaram alimentos fora no último mês

21/08/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Um estudo conjunto entre a Hellmann’s e a Embrapa revela um cenário alarmante de desperdício de alimentos no Brasil.

Publicidade

Desperdício de alimentos no Brasil – Uma pesquisa realizada em parceria entre a marca de condimentos alimentares Hellmann’s e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trouxe à tona uma preocupante realidade para as famílias em todo o Brasil. De acordo com esse estudo, as famílias brasileiras desperdiçam, em média, cerca de R$ 1.360 em alimentos todos os anos.

Isso é mais dinheiro do que o salário mínimo de R$ 1.320, que é definido como o menor valor que uma pessoa deve receber pelo trabalho.

Em outras palavras, estamos jogando fora uma quantidade significativa de comida, o que custa mais do que o dinheiro que muitos de nós ganhamos em um mês.

O que revela que há uma necessidade urgente de abordar o desperdício de alimentos de forma mais eficaz, visando não apenas a economia familiar, mas também a sustentabilidade do país como um todo.

Os números do desperdício de alimentos no Brasil

Os números destacam que 82% dos brasileiros, independentemente da classe social, admitiram ter jogado alimentos fora no último mês.

Uma constatação, portanto, de que o desperdício alimentar tornou-se um problema evidente que transcende barreiras econômicas.

Entre os itens mais descartados estão arroz, legumes e pães.

As causas para esse desperdício são diversas e incluem alimentos simplesmente esquecidos na geladeira (44%), sobras que não são reaproveitadas após as refeições (44%), itens que ultrapassaram o prazo de validade (38%) e aqueles que, mesmo estando em boas condições, os indivíduos têm certeza de que não consumirão (8%).

Razões para o desperdício

As atitudes e a falta de atenção por parte dos compradores estão entre as razões principais para a ocorrência de perdas de produtos.

Quase metade das pessoas entrevistadas relataram que, como exemplo, deixaram ingredientes e porções restantes em boas condições envelhecerem e estragarem dentro da geladeira.

Outro aspecto importante ressaltado pelo estudo, é que 69% dos participantes evitam comprar produtos com imperfeições.

O que muitas vezes leva ao desperdício de alimentos que, apesar de visualmente diferentes, ainda são perfeitamente consumíveis.

Adicionalmente, 53% dos entrevistados admitiram não consumir produtos que tenham sofrido algum dano após a compra.

Como resposta a esses alarmantes números, a Hellmann’s lançou o website “Segunda-Feira sem Desperdício”, uma plataforma que oferece receitas que utilizam ingredientes frequentemente descartados.

Carolina Riotto, diretora de marketing da Hellmann’s no Brasil, enfatiza a importância de valorizar os alimentos e ressalta que a pesquisa vai além dos números, ilustrando de maneira vívida como o desperdício ocorre no cotidiano.

Leia mais:

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça