Secretário da Fazenda associa falta de acesso a crédito a problemas estruturais na economia

14/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

A dificuldade de acesso ao crédito no Brasil é resultado de problemas estruturais na economia, diz o secretário de Reformas Econômicas.

Publicidade

De acordo com o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, a dificuldade de acesso ao crédito no Brasil é resultado de problemas estruturais na economia, e não se limita apenas às taxas de juros atuais.

Marcos Pinto, Secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, afirmou que mesmo com o progresso do país em medidas como o cadastro positivo, ainda existem obstáculos ao acesso ao crédito no Brasil, que vão além das taxas de juros conjunturais.

O governo planeja lançar um pacote para estimular o crédito para pessoas físicas e jurídicas ainda este mês.

Pinto falou sobre o assunto durante um almoço com parlamentares na Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Brasília.

O que é crédito?

Crédito é um valor concedido por uma instituição financeira a uma pessoa física ou jurídica para poder ser usado para diversas finalidades, como aquisição de bens, investimentos, pagamento de dívidas, entre outros.

É uma operação em que o credor empresta dinheiro ou disponibiliza um limite de crédito ao devedor, que deverá pagar o valor acrescido de juros e outras taxas em um prazo estipulado.

O crédito pode ser concedido por bancos, cooperativas de crédito, financeiras e outras instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Medida que pode facilitar o acesso ao crédito

O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, afirmou que o compartilhamento de dados de devedores com o governo pode ser uma medida simples e eficiente para estimular o crédito, principalmente para pequenas e médias empresas.

Ele ainda destacou que o governo está trabalhando em um pacote para impulsionar o crédito tanto para pessoas físicas quanto para empresas, pois havia dificuldade de acesso ao crédito no Brasil.

Pinto fez essas afirmações durante um almoço com parlamentares da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em Brasília.

Também destacou haver espaço para o país avançar na agenda do mercado de capitais, afirmando que o acesso atualmente é custoso, mas há mecanismos para reduzir esses custos.

Pinto ressaltou que o crédito não precisa mais ser limitado ao sistema bancário.

Mercados de capitais

O mercado de capitais é um sistema que permite a negociação de títulos, valores mobiliários e outros ativos financeiros de médio e longo prazo.

Empresas e governos podem captar recursos por meio da venda desses ativos para investidores, que podem obter lucro por meio de juros, dividendos ou valorização dos papéis no mercado.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável por regular e fiscalizar o mercado de capitais, fundamental para o crescimento econômico do país, pois possibilita o financiamento de investimentos em diversos setores e aumenta a liquidez do mercado financeiro.

Avatar de Júlia Almeida

Redatora profissional e especialista em marketing digital. Estou no mercado de conteúdos digitais há mais de 3 anos e possuo vários textos em sites renomados.

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça