O que é abono de permanência? Veja como solicitar, qual o valor e mais

14/04/2023

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saiba o que é abono de permanência, quem tem direito, quais são os requisitos do benefício e como solicitá-lo.

Publicidade

O que é abono de permanência? Este é o nome de uma parcela que se volta aos servidores públicos que já preenchem os requisitos que lhes daria acesso à aposentadoria. Com ele, é possível aumentar a renda mensal.

Para saber como funciona e quem tem direito, acompanhe o Guia do Ex-Negativado. Veja todas as exigências para ter acesso ao benefício e quais são as suas vantagens.

O que é abono de permanência?

Este é um benefício que se volta aos servidores públicos que preenchem os requisitos para se aposentar, mas desejam permanecer trabalhando.

Neste caso, então, eles postergam a aposentadoria. Em contrapartida, recebem do poder público um adicional sobre o seu salário, de modo que passam a contar com uma remuneração superior.

Requisitos do abono de permanência

Para ter acesso ao benefício de permanência, os servidores devem preencher três requisitos:

  • Permanecer em atividade;
  • Tempo mínimo de contribuição previdenciária (25 anos para mulheres e 30 para homens);
  • Completar as exigências para a aposentadoria voluntária.

Além disso, eles também devem contribuir para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Ele se aplica sobre os servidores públicos estatutários.

Qual é o valor do abono de permanência para servidores públicos?

O valor varia de acordo com a remuneração do servidor e com o valor da sua contribuição previdenciária. Isto é, com o valor com o qual o trabalhador contribui, mensalmente, com a RPPS.

Ao decidir permanecer em serviço e não se aposentar no momento, o servidor tem direito a receber, como abono, o valor correspondente às suas contribuições para o RPPS.

Todavia, cuidado! Essa era a regra aplicável antes da Reforma da Previdência. Conforme as novas normas, tanto é possível que se apliquem esses valores quanto que o estado ou município ao qual o servidor é vinculado determinem outras alíquotas.

Como pedir o abono?

Os servidores que tiverem interesse no abono de permanência podem requerê-lo, expressamente, ao órgão para o qual trabalham. Ao fazê-lo, devem apresentar a cópia da certidão de tempo de contribuição, que é emitida pelo INSS.

Além disso, em alguns casos o próprio órgão empregador do servidor contata aqueles que se encaixam nos requisitos do benefício. Com isso, buscam fazer com que o servidor permaneça em serviço no lugar de se aposentar.

Conheça outros benefícios que se voltam para os trabalhadores brasileiros. Para isso, acesse o App do Guia e fique por dentro de benefícios, oportunidades financeiras e muito mais!

Avatar de Ana Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, especializada em Direito do Trabalho e produtora de conteúdo desde 2018 em nichos diversos e que aguçam minha curiosidade. Também tenho Contato profissional que é: [email protected]

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas

Auxílio maternidade para desempregada Como sacar benefício do INSS Documentos necessários para assinar carteira de trabalho Quem recebe Bolsa Família pode fazer empréstimo na Caixa Econômica Conta poupança pode ter pix? Como ganhar livros físicos de graça? Como fazer Cadastro Único? Golpe Boleto! Motivos Demissão Justa Causa Qual banco digital não cobra taxa de saque? Posso usar o Caixa Tem como conta pessoal? Plataforma de jogos para ganhar dinheiro Como funciona o desconto do INSS? Cupom da Vez é Golpe? Carência Pensão Por Morte Aposentado pode fazer concurso? Caminho Digital Gov: Fique Atualizado! Banco pode descontar dívida de conta corrente? Atestado telemedicina é válido? Moradia por assinatura dá menos dor de cabeça