Dólar atinge maior valor desde janeiro e impacta preços no Brasil

A economia global está passando por momentos de indefinições por conta das preocupações do mercado europeu com o fornecimento de energia em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, que segue agitando o continente. Dessa forma, a moeda norte-americana está se valorizando a cada dia. No Brasil, o dólar atingiu maior valor desde janeiro.

O resultado do fechamento do mercado nessa última quarta-feira (20) deixou o dólar com um valor final de R$ 5,46 no Brasil. Houve uma elevação de 0,71% em apenas um dia de operações.

Esse é o maior patamar de fechamento da moeda norte-americana no Brasil desde meados de janeiro, quando 1 dólar estava custando R$ 5,50.

Depois viver momentos de queda no primeiro semestre, o dólar voltou a subir nas últimas semanas e já acumula uma valorização superior a 4,36% somente em julho.

No total do ano, ainda tem desvalorização de 2,05% diante do real, mas a tendência é de que o valor da moeda dos Estados Unidos continue subindo nos próximos dias.

Qual é o impacto do dólar para o bolso dos consumidores brasileiros?

O preço do dólar influencia em diversos setores da economia global, por se tratar da moeda mais importante do mundo, e por essa razão, não seria diferente no Brasil.

O efeito da valorização da moeda norte-americana traduz em um aumento na inflação brasileira, principalmente nos segmentos de produtos como combustíveis, energia, alimentos e até logística.

Esses são considerados como os vilões do mercado brasileiro, que impactam diretamente no bolso do consumidor comum.

Além disso, produtores de alimentos optam por vender seus produtos a valores mais altos em dólar do que para o mercado nacional, com valor que será consideravelmente mais baixo. Assim, a oferta diminui e os preços sobem.

No combustível, o motivo é ainda mais simples de entender. Cada barril de petróleo tem seu preço cotado em dólar. Com a moeda norte-americana mais cara, fatalmente irá incidir em um custo maior para o Brasil.

Deixe um comentário